Toyger
© seregraff / stock.adobe.com
A raça de gatos toyger é originária dos EUA e foi desenvolvida com o claro objetivo de desenvolver uma raça de gatos que fizesse lembrar um tigre. O nome da raça deriva da junção da palavra toy (brinquedo em inglês) com última sílaba da palavra tiger (tigre em inglês). Assim, o nome da raça indica exatamente que tipo de gatos são os toyger. No entanto, ainda que o nome da raça tenha a palavra brinquedo em inglês na sua formação, nenhum gato deve ser encarado como tal. Os gatos são antes de tudo companheiros que têm as suas necessidades próprias, mas claro, estes gatos adoram brincar!
Sumário
História da raça toyger
No final dos anos 80, Judy Sudgen começou a tentar criar uma raça de gatos que tivesse o aspeto de um tigre. Para tal Judy tentou reforçar o padrão tiger-tabby de forma que as listas do corpo se tornassem mais definidas e que se estendessem igualmente ao rosto e testa. E assim nasceu o toyger, um gato doméstico que parece um tigre selvagem!
Para o desenvolvimento da raça, Judy procriou um gato bengal, chamado Millwood Rumpled Spotskin, com a gata Scrapmetal. Esta raça é reconhecida oficialmente desde 2007 como toyger californiano.
De acordo com a definição da raça, o toyger é uma raça de design, ou seja, os criadores definem os objetivos da criação de acordo com os desenhos da pelagem. Assim, quem cria toygers quer otimizar o aspeto destes gatos para manter o seu peculiar aspeto e dar a possibilidade a que as famílias tenham um pequeno e muito simpático tigre em casa.
Aspeto do toyger
A pelagem do toyger tem sempre um padrão castanho tigrado. A designação correta deste padrão é Brown Tabby Mackarel (castanho com listas). E na verdade, o pelo suave e curto faz realmente lembrar o pelo de um tigre.
Em termos da constituição corporal, o toyger é de tamanho médio e o corpo é longo e musculoso com um aspeto atlético, como se espera de um tigre. Além disso, o peito é largo, as pernas são de tamanho médio e as patas fortes. No que se refere ao peso, este tigre miniatura varia entre 3.5 a 4.5 quilos, sendo que as fêmeas são mais leves que os machos.
Estes gatos têm a cabeça comprida e larga e as orelhas pequenas e arredondadas. Os olhos são também pequenos e encaixam bem dentro do crânio. O queixo é muito bem definido e o nariz é comprido e largo.
Personalidade do toyger
Em termos de personalidade, estes gatos são muito simpáticos: eles adoram brincar, são carinhosos, curiosos e extremamente inteligentes.
Visto que esta raça foi desenvolvida para criar gatos domésticos, eles não precisam de ter acesso a espaços exteriores. Assim, estes gatos podem vivem perfeitamente felizes num apartamento na cidade. No entanto, se tiver um jardim seguro ou uma varanda com uma rede protetora, claro que o seu toyger vai aproveitar a oportunidade para ir ver o que se passa lá fora.
Ao contrário do que o seu aspeto poderia indicar, estes gatos não são predadores por natureza, mas sim fofinhos gatos de família. Assim, o toyger combina na perfeição o aspeto selvagem dos tigres asiáticos com uma personalidade carinhosa, que fascina donos, amigos e qualquer fã de gatos.
Em termos de estilo de vida, o que estes inteligentes e brincalhões gatos realmente precisam é de estimulação mental. Assim, não se esqueça de ter vários brinquedos à disposição do seu toyger, como por exemplo brinquedos de inteligência. Claro, os donos também devem brincar e estimular o seu pequeno felino.
Pode também treinar o seu gato a fazer truques com um clicker. Esta é uma excelente forma de manter o seu toyger em forma e motivado e também é muito divertido para os donos. Claro que além das brincadeiras, estes carinhosos gatos precisam dos mimos e atenção da sua família humana para serem felizes.
Cuidados e saúde
No que se refere à saúde, esta é uma raça bastante saudável, visto que não se conhecem quaisquer doenças típicas. No entanto, como qualquer gato, também o toyger precisa de ser vacinado e desparasitado. Além disso, não prescinda de uma visita anual ao veterinário para fazer um exame geral de saúde.
Para tratar do pelo curto do seu toyger basta escová-lo de vez em quando com uma escova ou pente adequado.
Alimentação do toyger
Os gatos são animais carnívoros e de acordo com os seus hábitos alimentares, a ingestão de carne é absolutamente essencial. Muitas pessoas consideram que a dieta BARF (acrónimo inglês que significa Biologically Appropriate Raw Food) é a mais adequada para os nossos pequenos felinos, visto que é a mais aproximada à dieta dos gatos selvagens. Este tipo de alimentação baseia-se em carne crua, vegetais e fruta. No entanto, se optar por esta dieta deve ter conhecimentos sólidos de nutrição para que o seu gato não fique com deficiências nutricionais.
Comida húmida ou ração?
Muitos donos preferem dar comida húmida aos seus gatos. Se for esta a sua opção, verifique cuidadosamente a informação nutricional e os ingredientes utilizados, pois a comida deve ser de alta qualidade. Por exemplo, na alimentação dos gatos, a percentagem de proteínas é essencial. Assim, opte por uma comida húmida com proteínas de origem animal de elevada qualidade e de fácil digestão
Além disso, verifique a percentagem de sódio, que não deve ser muito elevada. Por fim não dê ao seu gato uma comida com uma elevada percentagem de fósforo, pois em excesso o fósforo causa problemas renais. Não se esqueça que as doenças renais crónicas são uma causa de morte comum entre os gatos.
Para saber como identificar comida de qualidade para gatos leia o nosso artigo!
Um aspeto especialmente positivo da comida húmida para gatos é a percentagem de água, que é de aproximadamente 80%. Por outro lado, as rações para gatos, que se mantêm boas no comedouro por muito mais tempo, têm muito menos líquido. Assim, se optar por dar ração ao seu gato tenha sempre em atenção se ele bebe água em quantidade suficiente. Pode, por exemplo, distribuir bebedouros pela casa de forma a incentivar o seu pequeno felino a beber água. Lembre-se também que grande parte dos gatos não gosta de ter a comida e a água no mesmo local.
Comprar um toyger
Infelizmente existem poucos criadores desta raça de gatos. Assim, se quer ter um toyger na família vai ter que dedicar algum tempo a encontrar um criador sério. Ao procurar o criador do seu futuro amigo tenha em atenção alguns aspetos. Por exemplo, os gatinhos só devem ser retirados à mãe e irmãos depois das 12 semanas de idade. Além disso, ao visitar as instalações do criador observe bem as condições de vida dos gatos dando atenção a pormenores como a limpeza dos comedouros, bebedouros e caixas de areia.
Outro aspeto importante é perceber se os gatos estão integrados na vida do criador. Se os gatos estiverem habituados desde pequenos às rotinas de uma casa, não se assustam com o barulhos dos eletrodomésticos quando chegarem ao seu novo lar. Observe igualmente o comportamento dos gatos. Eles ficam assustados com a sua presença? Parecem apáticos? Se a resposta for sim é mau sinal. Gatos de um criador sério e cuidadoso têm um ar saudável, descontraído e curioso. Além disso, os gatinhos interagem entre si e também com a mãe.
Criadores registados
Por fim, é sempre melhor escolher um criador que esteja registado. De acordo com a International Independent Toygerbreeders Association os criadores sérios e recomendados estão registados junto da TICA (The International Cat Association). Claro que os criadores podem fazer parte de outras associações, mas esta filiação é obrigatória.
Um criador que faça parte de uma associação fornece os seguintes documentos uando levar o seu gatinho para casa:
- Boletim de vacinas
- Relatório de testes de saúde
- Pedigree
- Dados do chip já colocado
- Contrato de compra
- Recomendações de alimentação
O valor de um toyger varia entre os 1.000 aos 1.600 euros. Se tiver dificuldade em encontrar um criador sério ou se o valor pedido pelo gatinho exceder as suas possibilidades, visite uma associação de proteção de animais. Nas associações existem inúmeros gatos e gatinhos à espera de um novo lar e é provável que aí encontre o seu melhor amigo!