A audição dos gatos
© © Gandolfo Cannatella / stock.adobe.com
Quem tem um gato em casa sabe que em determinada alturas ele dorme profundamente. No entanto, sem que perceba porquê, o seu gato de repente acorda. A explicação é simples, a audição dos gatos é muito superior à nossa e ele ouviu algo que despertou a sua atenção. Leia o nosso artigo e fique a saber mais sobre este fantástico sentido dos gatos.
Sumário
O que torna a audição dos gatos tão especial?
A audição dos gatos é muito apurada e supera em muito a nossa. Além de ouvirem frequências que não conseguimos detetar, as orelhas dos gatos têm características que lhes permitem percecionar os sons com grande precisão.
As capacidades auditivas dos gatos
Os gatos não só ouvem melhor que nós, como conseguem identificar melhor a origem do som. No que se refere à frequência, os gatos adultos ouvem até 65.000 Hertz, mas os gatos jovens conseguem ouvir até 100.000 Hertz. Por outro lado, o limite de audição dos seres humanos é de 20.000 Hertz, sendo que com a idade a nossa capacidade auditiva diminui. A capacidade auditiva dos cães está no meio, ou seja, ouvem melhor que nós, mas pior que os gatos. O limite de frequências percecionadas pelos cães vai até 40.000 Hertz.
Os gatos também estão em vantagem em relação a nós em termos de perceção de intensidade sonora já que ouvem sons muito baixos. Felizmente, os gatos têm a capacidade de filtrar os sons que não lhes interessam, caso contrário, não conseguiam descansar ou fazer as suas atividades. As capacidades auditivas dos gatos são, naturalmente, cruciais para a sua sobrevivência. Por exemplo, um gato consegue ouvir o barulho que os ratos fazem a comunicar uns com os outros até 20 metros de distância.
Tal como acontece com as pessoas, também a audição dos gatos se torna pior com a idade. Ainda assim, não é um problema grave, visto que os gatos combinam a audição, visão e tato para percecionar o mundo que os rodeia.
Audição dos gatos: as extraordinárias orelhas
Os gatos ouvem melhor que nós e identificam muito melhor a origem dos sons. Isto deve-se à constituição das orelhas, que inclui 32 músculos e que lhes permite virar as orelhas até um angulo de 180 graus.
Mas as impressionantes capacidades das orelhas dos gatos não se ficam por aqui. Os músculos das orelhas permitem aos gatos virarem-nas em diferentes direções ao mesmo tempo. Assim, os pequenos felinos percebem até duas fontes de ruído distintas.
A audição dos gatos em nossas casas
Ter uma audição apurada e precisa é essencial para animais caçadores como os gatos. E apesar de os gatos que vivem em nossas casas e não precisarem de caçar, a audição dos pequenos felinos mantém as suas características. Assim, os gatos apercebem-se de sons que indicam que algo vai acontecer, como por exemplo, a chegada de alguém da família muito antes de nós. E mesmo quando estão a dormir, a audição dos gatos continua ativa e precisa.
Assim, quem tem um gato deve ter cuidado para não pôr a música ou a televisão muito alta ou para não gritar. Os pequenos felinos têm a capacidade de ouvir sons estridentes emitidos, por exemplo, pela televisão, que são inaudíveis para os seres humanos, mas que podem ser muito desconfortáveis para ele. Portanto, não se espante se nalgumas situações o seu gato preferir ir para um local mais calmo da casa.
Cuidar dos ouvidos dos gatos
Para que a audição dos gatos não se deteriore, é essencial manter os ouvidos saudáveis. No entanto, geralmente os nossos pequenos felinos são perfeitamente capazes de os manter limpos. Caso se acumule alguma cera nos ouvidos, limpe-os com uma toalha húmida e nunca use cotonetes. No entanto, lembre-se que uma higiene exagerada dos ouvidos é contraproducente, pois promove o surgimento de inflamações ou infestações por fungos. Este tipo de problema é exatamente o que queremos evitar já que podem levar à surdez dos gatos.
Na loja zooplus para gatos encontra todos os produtos que precisa para o seu pequeno felino, desde produtos para os cuidados dos ouvidos, ração ou divertidos brinquedos.