Fezes dos gatos: o que revelam a cor e a consistência
© New Africa / stock.adobe.com
Pode ser difícil de acreditar, mas as fezes dos gatos dizem muito sobre a sua saúde. Leia este artigo e perceba porque é tão útil estar atento às fezes do seu gato e em que situações deve dirigir-se ao veterinário.
Sumário
As fezes dos gatos são perigosas para as pessoas?
Os gatos podem ficar infetados com toxoplasmose. Trata-se de uma doença especialmente perigosa para grávidas e pessoas com sistema imunitário enfraquecido. Podem infetar-se com toxoplasma através do contacto com fezes de gatos contaminadas.
Portanto, é importante remover as fezes dos gatos apenas com luvas. Além disso, estes animais devem ser examinados regularmente por um veterinário.
Alterações nas fezes dos gatos: quando deve consultar o veterinário?
Os gatos são animais curiosos e exploram o ambiente em seu redor ao milímetro. Neste processo, os gatos de exterior comem ratos ou restos de comida dos baldes do lixo. Portanto, é normal, sobretudo para os gatos de exterior, terem diarreia ocasionalmente.
Porém, se o seu patudo tiver episódios graves de diarreia durante dois dias ou lhe parecer doente, deve consultar um veterinário. De outra forma, o risco de desidratação é bastante elevado, especialmente em gatinhos jovens.
Consistência e cor das fezes dos gatos revelam o seu estado de saúde
Antes de as fezes dos gatos acabarem na caixa de areia ou na relva, passam por vários locais no aparelho digestivo dos gatos. Se alguma das estações intermediárias sofrer perturbações, podem ocorrer alterações nas fezes dos gatos, sobretudo em termos de consistência, mistura ou cor:
Consistência
Entre outras coisas, a consistência das fezes do seu gato dá indicações acerca do seu atual estado de saúde. Excrementos demasiado moles ou demasiado duros podem dar uma primeira indicação acerca de possíveis doenças.
1. Fezes líquidas
Fezes líquidas são sinónimo de diarreia. Se tiver a duração de uma semana, trata-se de diarreia aguda. Já se durar mais de três semanas é considerada diarreia crónica.
É importante observar que esta classificação é indicativa para o tratamento. Pois enquanto normalmente a diarreia aguda para rapidamente com medidas sintomáticas simples (infusões pela veia, por exemplo), a diarreia crónica requer muitas vezes medidas adicionais (antibióticos, agentes antiparasitários, imunosupressores, por exemplo).
As causas mais comuns associadas a este tipo de fezes incluem:
- Desencadeadas pela alimentação (por exemplo, intolerância alimentar, comida estragada)
- Doenças infeciosas: vírus (por exemplo, FeLV, FIV, panleucopenia), bactérias (por exemplo, Campylobacter spp., Salmonella spp.), parasitas (por exemplo, giardia, tritrichomonas)
- Doenças autoimunes (por exemplo, fibroplasia esclerosante eosinofílica felina)
- Doenças metabólicas (por exemplo, insuficiência renal, pancreatite)
- Cancro (por exemplo, linfoma intestinal, carcinoma)
- Medicamentos (por exemplo, antibióticos, anti-inflamatórios não esteroides)
2. Fezes duras
Uma das funções essenciais do intestino grosso é extrair água das fezes. Se os conteúdos intestinais permanecerem por demasiado tempo no cólon, as fezes tornam-se progressivamente mais grossas.
Resultado: as fezes dos gatos estão duras. Portanto, fezes duras indicam que o intestino grosso tem uma perturbação funcional ou mecânica.
Se se tratar de uma perturbação mecânica, o intestino pode estar bloqueado por um corpo estranho ou constrangido por um tumor. Uma perturbação funcional, por outro lado, pode ocorrer em consequência de anestesia ou intoxicação.
Mistura
Quando o seu gato come erva, é provável que o consiga detetar, mais tarde, nas fezes. Por vezes, no entanto, também poderá encontrar outras misturas. Estas dão-lhe pistas importantes acerca do aparelho digestivo do seu gato:
- Muco: se as fezes do animal estiverem cobertas com muco, o seu gato pode ter colite.
- Filamentos: filamentos brancos nas fezes dos gatos podem ser cabelos ou vermes. Ambas as situações devem ser esclarecidas pelo veterinário de modo a tratar as causas, como infestações parasitárias ou alergias.
Cor
As fezes dos gatos devem a sua cor castanha à vesícula, que liberta a bílis amarela. Esta contém o pigmento bilirrubina.
É normal que a cor das fezes dos gatos varie de tempos a tempos. Porém, variações de cor fortes devem ser clarificadas pelo veterinário. Deve ter especial atenção se as fezes forem das seguintes cores:
- Amarela: indicador provável que pancreatite ou problemas de fígado
- Vermelha: indicador de hemorragia no trato gastrointestinal inferior
- Preta (fezes escuras): muitas vezes são o resultado de hemorragia no trato gastrointestinal superior
Aparência das fezes normais
À semelhança da Escala de Bristol para classificar as fezes humanas, os veterinários conseguem organizar a consistência das fezes dos gatos usando uma escala numérica. Aqui, o 1 diz respeito a “fezes muito duras”, enquanto o 7 descreve “fezes muito líquidas”.
Qual o aspeto de fezes de gato normais?
Em conformidade, fezes de gato saudáveis e normais devem ser castanhas. Em relação à consistência, devem ser compactas, não demasiado moles nem demasiado duras.
Porque é que as fezes dos gatos têm um cheiro tão intenso?
As fezes cheiram mal: este é um facto que se aplica a quase todos os mamíferos. O cheiro deve-se à ocorrência normal de gases putrefacientes e produtos de fermentação.
Porém, se o mau cheiro for insuportável ou se o animal apresentar outras alterações nas fezes, deve consultar um veterinário para clarificar a situação.
Factos acerca dos excrementos dos gatos
De forma a ser capaz de reagir a problemas digestivos a tempo e horas, é importante ter conhecimento de alguns factos gerais acerca das fezes dos gatos e do comportamento fecal destes animais.
Um gato faz fezes quantas vezes por dia?
Os gatos devem fazer fezes todos os dias, já que a comida se desloca pelo aparelho gastrointestinal durante cerca de um dia.
Porém, certos fatores individuais também têm um papel nesta situação. Portanto, por vezes, podem demorar mais tempo a defecar. Por exemplo, o tipo e a quantidade de comida têm um papel bastante importante.
Pelo que são constituídas as fezes dos gatos?
A composição das fezes dos gatos depende do que o seu gato come e da quantidade de líquido que ingere.
Idealmente, as fezes devem ser compostas por mais de 75% de água. A restante matéria seca, por outro lado, é constituída por cerca de 80% de compostos orgânicos, como bactérias, nutrientes difíceis de digerir (como fibras), secreções da bílis (como ácidos biliares) e células epiteliais intestinais excretadas.
Com que frequência devo mudar a caixa de areia?
Deve substituir totalmente a areia pelo menos uma vez por semana. Se tiver vários gatos ou se o seu gato tiver problemas digestivos, deve mudar a caixa de areia com mais frequência.
Além disso, de um ponto de vista higiénico, é importante remover as fezes do gato da caixa de areia todos os dias.
Fontes:
- Reto Neiger (Hrsg.): Differenzialdiagnosen Innere Medizin bei Hund und Katze. Vom Leitsymptom zur Diagnose, 3. Aufl., Stuttgart 2019
- https://www.look-tierschutzverein.de
- https://pets.webmd.com
- https://flexikon.doccheck.com