O meu gato espirra: causas e tratamento
© DC Studio / stock.adobe.com
Tal como as pessoas, também os gatos espirram de vez em quando. No entanto, contrariamente às pessoas, os gatos raramente ficam constipados. Leia o nosso artigo e descubra porque é que o seu gato espirra e em que situações é aconselhável ir com ele ao veterinário.
Sumário
Porque é que o meu gato espirra?
Em primeiro lugar o espirro é um reflexo involuntário e inofensivo do corpo, cujo objetivo é limpar o nariz. O espirrar resulta da estimulação de recetores da mucosa nasal através de vários elementos, como pólen, etc. Assim, se o seu gato espirra de vez em quando, é muito provável que não tenha nenhum problema de saúde. É preciso sublinhar que os narizes dos gatos são muito sensíveis e que a sua capacidade olfativa é muito superior à das pessoas: enquanto nós temos entre 20 e 30 milhões de células olfativas, os gatos têm 60 milhões.
Assim, é fácil compreender que os gatos espirrem quando estão em locais com cheiros fortes como perfumes ou quando os donos usam produtos de limpeza em casa. Além disso, o ar seco em salas aquecidas ou o pó, frequentemente causam espirros aos nossos pequenos felinos.
Doenças que provocam espirros nos gatos
Se o seu gato espirrar com frequência e apresentar outros sintomas, então a situação já exige atenção e cuidados médicos. Entre as doenças que causam espirros estão:
- Gripe dos gatos: esta é uma doença causada por diversos vírus e bactérias. Os sintomas dependem do agente que infetou o animal. Por exemplo, se o seu gato estiver com gripe pode apresentar mal-estar generalizado, febre, olhos inflamados e até bronquite e inflamação pulmonar.
- Constipação: os gatos também podem apanhar uma constipação, especialmente quando o tempo está frio. Geralmente os sintomas são leves e os gatos conseguem curar-se sem ser preciso medicação.
- Alergias: tal como as pessoas, muitos gatos têm alergias. Nesses casos o sistema imunitário reage de forma exagerada a elementos inofensivos que existem no meio ambiente, como por exemplo pó ou pólen das flores. Se o seu gato espirra frequentemente é provável que tenha alguma alergia.
- Corpos estranhos: Por exemplo, as folhinhas pontiagudas da relva gostam muito de entrar nos narizes dos nossos pequenos felinos. A irritação provocada pelas folhinhas leva o gato a espirrar repetidamente para as tentar expulsar.
- Tumores: uma causa possível dos espirros é também o aparecimento de tumores na zona nasal. Estes tumores podem ser benignos ou malignos e geralmente vêm acompanhados por secreção nasal unilateral, ou seja, só da narina onde está o tumor.
O meu gato espirra. Devo ir com ele ao veterinário?
Como mencionado acima, se o seu pequeno felino espirra ocasionalmente não há razão para se preocupar. No entanto, se o gato espirra com frequência há algum tempo e apresenta outros sintomas, é a altura de visitar o veterinário.
Se o espirrar frequente aparece associado com os seguintes sintomas é provável que o gato tenha algum problema físico:
- Febre, mal-estar generalizado
- Falta de apetite e perda de peso
- Corrimento nasal ou ocular
- Dificuldades respiratórias ou ruídos ao respirar
Para fazer o diagnóstico, em primeiro lugar o veterinário recolhe informação sobre os hábitos do gato assim como sobre os sintomas. Segue-se então o exame físico após o qual o veterinário já consegue eliminar algumas causas. No entanto, para conseguir fazer o diagnóstico final é geralmente necessário fazer outros exames. Por exemplo, para saber se se há um corpo estranho ou um tumor geralmente o veterinário prescreve exames como raio X, endoscopia ou ecografia.
Qual o prognóstico para os espirros dos gatos?
O espirrar ocasional ou leve não é grave e geralmente desaparece por si. No entanto, se o espirrar for um sintoma de uma doença, a evolução do estado de saúde do gato depende muito da própria doença. Por exemplo, se o seu pequeno felino espirra porque tem um tumor ou gripe do gato, o prognóstico não é muito bom visto que ambas doenças podem ser fatais.
Como posso evitar que o meu gato espirre?
Uma vez que é normal os gatos espirrarem de vez em quando, não é preciso tomar medidas preventivas. Por outro lado, não é possível prevenir o aparecimento da maioria das doenças que causam espirros frequentes.
A única, mas importante exceção é a gripe dos gatos pois existem vacinas contra os agentes que causam esta doença. Apesar de a vacina não evitar completamente a infeção, um gato que apanhe gripe dos gatos e esteja vacinado apresenta sintomas muito leves ou nenhuns.