Óleo da árvore do chá para gatos: tóxico
© Volha / stock.adobe.com
O óleo da árvore do chá foi considerado uma cura milagrosa durante muitos anos. Mas cuidado! Para os gatos, no entanto, o óleo de tea tree pode ser bastante perigoso e, no pior dos casos, ser tóxico. Leia este artigo e saiba mais sobre o óleo da árvore do chá para gatos.
Sumário
O óleo da árvore do chá é perigoso para os gatos?
De acordo com descobertas recentes, os gatos são muito sensíveis ao óleo da árvore do chá. Dependendo da dose e da composição, gatos tratados com óleo tea tree podem sofrer de intoxicação e, no pior dos casos, morrer.
Portanto, deixamos esta advertência: a utilização de óleo da árvore do chá em gatos não é recomendada!
Porque é que o óleo da árvore do chá é tóxico para os gatos?
Em cenários normais, os gatos não comeriam partes da árvore do chá. Pois esta contém óleos essenciais de cheiro bastante intenso. Porém, quando aplica o óleo à pele do seu gato, este espalha-se gradualmente por todo o pelo – incluindo as substâncias que são tóxicas para os gatos (terpenos e compostos fenólicos).
O problema é que o organismo dos gatos processa os óleos essenciais bastante lentamente. Isto deve-se à sua incapacidade para a glucuronidação (uma via metabólica específica). Portanto, as substâncias tóxicas vão-se acumulando cada vez mais no corpo do animal, provocando efeitos secundários quando excedem determinada quantidade.
Bastam umas gotas deste óleo para o gato ficar envenenado.
O óleo da árvore do chá é perigoso para as pessoas?
Embora o risco de efeitos secundários no caso das pessoas seja relativamente baixo, os médicos recomendam não aplicar o óleo em pele já danificada. A inalação de uma grande quantidade da substância, também pode provocar irritação das mucosas. Já a ingestão oral de óleo tea tree é especialmente perigosa, pois, em concentrações elevadas, os terpenos também são tóxicos para humanos.
A ciência tem vindo a descrever cada vez mais casos em que pessoas sofrem de alergias ou intoxicação depois de ingerirem óleo da árvore do chá. É especialmente evidente no caso de crianças pequenas. Mas também se aplica a adultos que tenham ingerido até dez mililitros de óleo tea tree não diluído.
Efeitos secundários: quais os sintomas que o óleo da árvore do chá pode provocar nos gatos?
Os especialistas têm vindo a alertar para efeitos secundários graves do óleo da árvore do chá, tanto no caso dos gatos como no caso das pessoas. Seja inalado ou aplicado na pele, o óleo tea tree podem causar os seguintes efeitos secundários:
- Alergias e dermatite de contacto
- Envenenamento (com sintomas como ataxia, naúseas, vómitos ou diarreia)
Quanto maior a dose, maior o risco de efeitos secundários. Além disso, é especialmente perigoso usar óleo tea tree adulterado. Pois contém, muitas vezes, ingredientes em quantidades desconhecidas, pelo que pode a sobredosagem involuntária pode ocorrer mais rapidamente. Além disso, também é possível que estes produtos contenham outras toxinas, não identificadas no rótulo.
Óleo da árvore do chá: de onde vem?
O óleo da árvore do chá é um extrato de plantas obtido através da destilação a vapor das folhas da planta da árvore do chá australiana (Melaleuca alternifolia). Contém diversos ingredientes ativos farmacologicamente muito eficazes, como cineol, terpenos e cariofileno. Estes têm um efeito germicida e expectorante.
No entanto, tratando-se de uma substância natural, a composição pode variar consideravelmente de produto para produto. O mesmo se aplica aos lotes. Portanto, o conteúdo pode também variar de frasco para frasco.
Com que objetivo é usado o óleo tea tree?
O uso principal deste óleo está associado ao seu efeito antibacteriano e anti-inflamatório. Portanto, as pessoas costumam usar o óleo tea tree para melhorar a aparência da sua pele ou inalá-lo diluído em banhos de vapor. Diz-se que é útil em vários problemas de saúde, como feridas, doenças infeciosas ou reumáticas.
No caso dos gatos, diz-se que o óleo da árvore do chá é útil contra parasitas, como pulgas. É por isso que alguns donos usam este tipo de preparações para cuidar do pelo dos seus patudos. Além disso, diz-se que é útil contra fungos cutâneos.
Prevenção: como evitar intoxicação?
Para prevenir parasitas, utilize apenas produtos aprovados para uso em animais em vez de óleo da árvore do chá. Pode aconselhar-se junto do seu veterinário para saber quais as alternativas adequadas para o seu gato.
Se usa óleo de tea tree como cosmético, certifique-se de que fecha bem o frasco e o guarda num local seguro. Além disso, lembre-se de descartar resíduos contaminados com óleo da árvore do chá (lenços de papel) e colocá-lo num caixote fechado para evitar que o seu gato entre em contacto com o óleo.
É muito importante lavar as mãos depois de usar este óleo e não o aplicar diretamente no animal ou em objetos, como toalhas.
O que fazer se o meu gato tiver entrado em contacto com óleo da árvore do chá?
Um único contacto não provoca necessariamente lesões no seu gato. Mas se o animal apresentar sintomas de envenenamento, deve consultar o veterinário de imediato. É útil levar o frasco consigo e mostrá-lo ao médico.
Pode encontrar mais informações neste artigo: Envenenamento nos gatos.
Fontes:
- C. F. Carson / K. A. Hammer / T. V. Riley: Melaleuca alternifolia (Tea Tree) oil. A review of antimicrobial and other medicinal properties, Clinical Microbiology Reviews 19:1 (2006), S. 50-62 (Online-Version)
- https://www.tiermedizinportal.de
- https://kleintierpraxis-am-hafen.de
- https://flexikon.doccheck.com
- https://www.tierarzt-ehrhardt.de (PDF)
- http://www.animal-health-online.de