Sangue na urina dos gatos
© FurryFritz / stock.adobe.com
A urina do seu gato atrai-lhe a atenção por ser vermelha ou castanha? Então pode tratar-se de sangue. É um sintoma assustador e deve investigar as suas causas a fundo. Leia este nosso artigo e fique a saber o mais importante acerca do problema do sangue na urina dos gatos.
Sumário
- O sangue na urina dos gatos é perigoso?
- Quais as causas para o sangue na urina dos gatos?
- Sintomas: quais os outros sintomas da doença?
- Sangue na urina dos gatos: que opções de diagnóstico existem?
- Tratamento: quais as opções de tratamento para o sangue na urina dos gatos?
- Prognóstico: quais as hipóteses de recuperação?
- Prevenção: como prevenir o sangue na urina dos gatos?
O sangue na urina dos gatos é perigoso?
O sangue na urina dos gatos é algo que deve ser levado muito a sério. São inúmeras as causas que podem provocar este sintoma. Portanto, um diagnóstico precoce e detalhado é de grande importância. E só depois do diagnóstico é que o veterinário pode iniciar o tratamento orientado.
Quais as causas para o sangue na urina dos gatos?
Não é fora do comum os gatos exibirem sangue na urina em algum momento das suas vidas. Porque são muitas as causas que o podem provocar. Habitualmente, os rins filtram o sangue para depois excretarem as substâncias urinárias através da urina. A urina dos gatos saudáveis tem uma cor amarelada. Dependendo do estado dos fluidos, pode ser mais clara ou escura. Se, por exemplo, o patudo estiver desidratado por falta de água, a urina estará mais concentrada nos rins. E, portanto, terá um tom amarelo mais escuro.
Em alguns casos, a descoloração vermelha da urina é fisiológica, consequência, por exemplo, da ingestão de beterraba. Ainda assim, doenças e irritações também podem provocar este sintoma. Então, o veterinário considera três possibilidades diferentes:
Hematúria (sangue na urina)
Excreção de sangue (glóbulos vermelhos) por:
- Reações inflamatórias: os gatos sofrem frequentemente de infeções bacterianas do trato urinário. No decorrer da infeção, não é fora do comum formarem-se cálculos e pedras na urina. Os machos são particularmente afetados, pois, devido à sua anatomia, as suas uretras são mais compridas e curvas. Se os cálculos urinários aumentarem de tamanho podem ferir a delicada mucosa do trato urinário. Aliás, podem mesmo provocar retenção urinária, o que pode pôr em perigo a vida do animal. Se o gato não for tratado a tempo, a bexiga pode rebentar. Os gatos de interior jovens com FLUTD idiopática (do inglês Feline lower urinary tract disease), uma doença do trato urinário inferior, têm tendência a isto.
- Tumores: os tumores mais comuns do trato urinário nos gatos são os dos tecidos dos rins, da bexiga, da uretra e, nos machos, da próstata (glândula prostática).
- Intoxicação: os medicamentos (rifampicina, por exemplo) e as toxinas de plantas ou químicas podem danificar os rins de tal modo que os glóbulos vermelhos (eritrócitos) atravessam o tecido dos rins sem serem filtrados.
- Doenças renais (insuficiência renal, por exemplo).
- Coagulação reduzida em resultado de doenças congénitas (doença de von Willebrand, por exemplo), coagulopatia de consumo (CID) ou tratamento com heparina.
- Anomalias vasculares congénitas.
Hemoglobinúria
Excreção de pigmento sanguíneo em consequência da destruição de glóbulos vermelhos (hemólise) por:
- Doenças do fígado.
- Agentes infeciosos como o vírus da leucemia felina (FeLV), o vírus da peritonite infeciosa felina (FIPV) ou a babesiose.
- Doenças autoimunes.
Mioglobinúria
Excreção da proteína muscular mioglobina em consequência da destruição das células musculares (rabdomiólise) por:
- Lesões musculares graves devido a traumatismos externos (em resultado de acidentes de carro, por exemplo).
- Crises, como as causadas por tétano ou episódios de epilepsia.
- Após grandes cirurgias (amputações, por exemplo).
Sintomas: quais os outros sintomas da doença?
Normalmente, os gatos com sangue na urina também apresentam outros sintomas. De facto, estes são de essenciais para fazer o diagnóstico. É comum, no decurso das possíveis doenças, notar-se um agravamento do estado de saúde geral dos animais. Além disso, em casos de doenças infeciosas é comum terem febre. Aliás, observam-se nos gatos afetados sintomas como micção frequente (poliúria), dolorosa (estrangúria) ou aumento da micção em pequenas quantidades (polaquiúria).
Descubra a nossa seleção de comida para gatos com problemas urinários e cistite!
Sangue na urina dos gatos: que opções de diagnóstico existem?
Ao detetar sangue na urina do seu gato deve consultar um veterinário o mais depressa possível. Pois trata-se de uma situação muito séria e não deve ser encarada de ânimo leve. Uma análise à urina é bastante útil para distinguir entre as três possíveis causas do problema (hematúria, hemoglobinúria e mioglobinúria):
- A centrifugação da urina no caso da hematúria faz com que os glóbulos vermelhos baixem. Este sedimento surge vermelho no tubo de ensaio enquanto a parte superior surge incolor. Na hemoglobinúria ou mioglobinúria o corante está livre, pelo que os tubos têm uma cor vermelha uniforme. Portanto, não se forma qualquer sedimento.
- É usada uma tira de teste para determinar concentrações elevadas de glóbulos vermelhos, células inflamatórias, proteínas e bactérias, além do valor de pH.
- Sob o microscópio, o veterinário pode detetar a presença de cristais urinários, leveduras, bactérias e células sanguíneas.
Por outro lado, para diferenciar entre hemoglobinúeria e mioglobinúria, o veterinário tem que determinar outros parâmetros. Pode, por exemplo, fazer uma análise ao sangue para medir o conteúdo de creatina quinase (CK). Pois este aumenta consideravelmente em resultado da destruição do tecido muscular.
Para esclarecer alterações estruturais, o veterinário também pode recorrer a técnicas de imagem, como radiografias ou ecografias.
Tratamento: quais as opções de tratamento para o sangue na urina dos gatos?
Portanto, a hemoglobina, a mioglobina e o sangue na urina dos gatos requerem tratamentos diferentes. Infeções do trato urinário e outras doenças infeciosas tratam-se com antibióticos ou antivíricos, dependendo do patógeno. Por outro lado, acontecimentos traumáticos, tumores e pedras urinárias de grandes dimensões requerem muitas vezes medidas cirúrgicas. Mais uma vez, o diagnóstico prévio é de grande importância para o tratamento orientado da doença de base.
Prognóstico: quais as hipóteses de recuperação?
Tal como o tratamento, também o prognóstico não se pode generalizar. Por um lado, se tratadas a tempo, as infeções urinárias inofensivas não passam disso. Por outro lado, uma estase urinária aguda e não tratada pode ser fatal. Assim, ao detetar sangue na urina do seu gato, é muito importante dirigir-se de imediato ao veterinário.
Prevenção: como prevenir o sangue na urina dos gatos?
Felizmente, algumas das causas do sangue na urina dos gatos podem ser prevenidas pelos donos. Neste sentido, recomendamos aconselhar-se junto do seu veterinário acerca de possíveis vacinas. Alimentação e cuidados apropriados também contribuem para reduzir o risco de doenças como cálculos urinários.