Hotel para gatos: cuidados profissionais para gatinhos
© Maria / stock.adobe.com
Levar o gato de férias? Quase sempre uma má ideia. Mas quem é que vai tomar conta do gato quando o seu cuidador vai viajar? Num hotel para gatos, os gatinhos são perfeitamente cuidados. Continue a ler para saber o que deve ter em conta na escolha de uma residência e nos preparativos.
Sumário
Para onde levar o gato durante as férias?
Se perguntássemos a um gato onde é que ele prefere passar as férias, ele provavelmente responderia: “Em casa, claro”! Afinal de contas, os gatos são animais muito territoriais. Gostam de estar no seu ambiente habitual, com os seus odores, ruídos e camas de sempre.
No entanto, nem sempre é possível deixar o gato com um conhecido, um vizinho ou um cuidador profissional de gatos. O que pode fazer se quiser viajar ou tiver de ser internado no hospital? Nestes casos, um hotel para gatos pode ser uma boa alternativa.
Importante: reserva antecipada
Um hotel para gatos sério cuidará muito bem do seu gato quando não o puder fazer. Em alguns casos, o pessoal é mesmo constituído por assistentes e cuidadores veterinários com formação profissional.
Não se esqueça de fazer a candidatura atempada a uma vaga para o seu gato. De facto, os bons hotéis estão frequentemente cheios, especialmente na época alta. Muitos centros têm clientes regulares satisfeitos que regressam para deixar o seu animal de estimação quando vão de férias.
Como encontrar o hotel para gatos perfeito
Peça informações aos seus conhecidos que têm um gato. Talvez alguém possa recomendar um bom hotel para gatos na sua área. Também vale a pena perguntar ao veterinário. Alguns veterinários trabalham com hotéis felinos profissionais e outros até oferecem cuidados nas férias.
Outra opção é procurar na Internet hotéis para gatos na sua área. Leia as críticas e comentários nas redes sociais de vários centros e visite pessoalmente os seus dois ou três favoritos. Desta forma, encontrará o hotel ideal para o seu gato.
Aspetos importantes para a escolha
No passado, os hotéis para gatos faziam lembrar salas de clínicas veterinárias ou canis em abrigos para animais. Os gatos eram alojados em gaiolas individuais com azulejos que ofereciam muito pouca variedade. Atualmente, um bom hotel para gatos tem um amplo espaço interior e exterior e muitas opções para trepar, brincar e esconder-se.
Independentemente do equipamento, o tipo de alojamento também é um critério importante. Além do alojamento em grupo também oferecem alojamento para ocupação individual? Afinal de contas, nem todos os gatos se dão bem com outros gatos. Deveria também ser possível que todos os gatos de um agregado familiar permanecessem juntos no hotel. Por exemplo, devem poder ficar num quarto separado.
Lista de controlo: caraterísticas de um bom hotel para gatos
Ao escolher um hotel, tenha em atenção os seguintes aspetos:
- Limpeza: As divisões estão arrumadas? As camas, as caixas de areia e os comedouros estão limpos?
- Alimentação: Dão-lhe a possibilidade de o seu gato comer a sua comida habitual? Isto é importante, em particular, se o gato precisar de um alimento dietético, por exemplo, devido a problemas renais.
- Medicamentos: Se o seu gato tem uma doença crónica, esta questão é decisiva quando se considera um hotel para gatos. Os cuidadores podem dar-lhe comprimidos ou injeções de insulina?
- Pessoal: Como se comportam os funcionários em relação aos gatos? Têm tempo para os mimar e brincar com eles?
- Proporção de cuidadores: De quantos gatos cuida cada cuidador? Não é adequado que cada pessoa assuma a responsabilidade de mais do que dez ou quinze gatos.
- Pedidos especiais: Pode fazer pedidos especiais de acordo com as particularidades e necessidades do seu gato?
- Qualificações: Em alguns locais, os hotéis para gatos são obrigados a ter um certificado ou aprovação da faculdade de veterinária. Todos os documentos estão em ordem?
- Veterinário: Existe um veterinário que trate o seu gato em caso de emergência médica? Ou é possível levar o gato ao veterinário se ele precisar de tratamento?
- Contrato: Foi assinado um contrato de assistência que contém todos os aspetos importantes, como a duração do alojamento?
Um hotel para gatos é bom para o gato?
Embora alguns façam publicidade com slogans como “Férias para o seu gato” ou “Bem-estar felino”, o alojamento num hotel para gatos significa stress para a maioria dos gatos. Afinal de contas, deixam o seu ambiente de confiança e chegam a um lugar totalmente novo.
Odores estranhos, gatos que veem e ouvem cuidadores desconhecidos: nada disto agrada à maioria dos gatos. No entanto, o alojamento num hotel para gatos pode ser necessário se não existir outra opção. Num hotel, o gato recebe não só comida e água, mas também medicamentos. Além disso, se o gato quiser, também o mimam ou brincam com ele.
Como é que os gatos reagem?
A boa ou má adaptação de um gato a um hotel para gatos depende de cada gato. Alguns saem do caminho e escondem-se nas camas com grutas. Alguns sentem tanto a falta do seu cuidador que não se alimentam bem.
Outros, pelo contrário, são menos afetados pela mudança de local. Se um gato estiver habituado ao hotel desde pequeno, tende a lidar bem com o alojamento temporário. Também existem gatos curiosos que vivem no exterior e que não parecem ser afetados pela viagem até ao hotel. Pode ser até que gostem.
Quanto custa por dia?
O custo do alojamento num hotel para gatos varia muito de um centro para outro. A localização e os pedidos especiais desempenham um papel decisivo na fatura. O gato precisa de comida especial ou de medicação? Normalmente, este serviço é cobrado em separado.
Os preços variam entre cerca de doze e vinte e cinco euros por noite para o primeiro gato. Muitas vezes são oferecidos descontos para o alojamento de um segundo ou terceiro gato.
Preparativos antes de levar o gato
Um bom hotel para gatos esforça-se por evitar a propagação de doenças entre os seus hóspedes. Por este motivo, a maior parte das pessoas pede-lhe que apresente o seu registo de vacinação atualizado. Os gatos de exterior, em particular, devem também ser desparasitados e não terem pulgas para poderem ser alojados.
O gato deve ter uma aparência geralmente saudável antes de poder ser colocado num hotel para gatos. Em caso de dúvida, leve-o ao veterinário para um check-up. Além disso, os animais macho devem ser castrados para poderem ser alojados num hotel para gatos.
Bagagem: o que colocar na mala de viagem?
Para que a estadia do seu gato seja o mais agradável possível, deve colocar todos os elementos essenciais na sua mala. Para além da comida e dos medicamentos, leve um brinquedo e uma mantinha ou almofada.
Uma peça de roupa sua pode ajudar a aliviar a dor da separação, porque o odor familiar transmite segurança. Além disso, deve dar o seu número de telefone ao pessoal para que o possam contactar em caso de emergência.
Conclusão: o hotel como alternativa ao cuidador de gatos
O alojamento num hotel para gatos é por vezes um mal necessário. De facto, a maioria dos gatos não gosta de sair do seu ambiente. Se tiver oportunidade, o melhor é deixá-lo em casa com alguém de confiança ou com um cuidador de gatos profissional.
Se tal não for possível, um hotel para gatos é uma boa alternativa. Aqui o animal receberá toda a atenção de que precisa durante a sua ausência.
Fontes:
- tierschutzbund.de (PDF)
- rnd.de