Florais de Bach para pássaros

Florais de Bach para pássaros: essências de flores que podem ajudar a reestabelecer o equilíbrio

O florais de Bach para pássaros estão a tornar-se cada vez mais populares. Na década de 30 do século 19, o médico e bacteriologista Edward Bach recolheu 38 flores de plantas silvestres num momento específico da floração e preparou-as em laboratório. E assim surgiram as essências que constituem os florais de Bach, que têm uma utilização bastante diversificada.

Até há pouco tempo, os florais de Bach eram usados apenas em cavalos, gatos e cães. No entanto, podem ser úteis também para os pássaros.

Teoria dos florais

O Dr. Edward Bach considerava que as doenças físicas ou psíquicas resultam de desequilíbrios mentais ou emocionais. E na base destes desequilíbrios estão dificuldades na compreensão das regras sociais ou crenças. Para o Dr. Bach, uma vez resolvidas estas dificuldades, a crise e as suas manifestações desaparecem. E os florais têm exatamente a função de reequilibrar a pessoa ou animal em termos psíquicos e emocionais e assim fazer com que os sintomas da doença desapareçam.

Florais de Bach: utilização

Edward Bach considerava que a energia das essências que constituem os florais de Bach têm um efeito positivo sobre o corpo e a mente. E nas suas investigações conseguiu associar o efeito dos florais a sintomas específicos. Em seguida, Bach agrupou os florais em 7 grupos diferentes de acordo com os desiquilíbrios relacionados com estados psicológicos e emocionais:

  • Ansiedade e medo: Mimulus, Aspen, Rock Rose, Cherry Plum e Red Chestnut
  • Insegurança: Scleranthus, Wild Oat, Hornbeam, Cerato, Gentian e Gorse
  • Falta de energia e pessimismo: Honeysuckle, Olive, Chestnut Bud, Clematis, Wild Rose, White Chestnut e Mustard
  • Solidão: Impatien, Water Violet e Heather
  • Hipersensibilidade aos outros: Centaury, Holly, Agrimony e Walnut
  • Desespero: Pine, Sweet Chestnut, Willow, Crab Apple, Larch, Elm, Star of Bethlehem e Oak
  • Cuidado excessivo com os outros: Vervain, Beech, Chicory, Vine e Rock Water

Administração dos florais de Bach para pássaros

Os florais de Bach são preparados com água de nascente ou preservados em álcool. Existem também na forma de cápsulas. Para os pássaros, a forma mais indicada de administrar os florais de Bach é na forma líquida sem álcool.

Combinação de florais

Pode administrar florais de Bach individualmente ou combinados. A combinação mais conhecida e utilizada, a Floral Emergencial, destina-se a reestabelecer o equilíbrio emocional em situações particularmente stressantes. Esta mistura contém as seguintes essências: Impatiens, Star of Bethlehem, Cherry Plum, Rock Rose e Clematis.

No caso dos pássaros esta mistura está indicada para situações que causem ansiedade, por exemplo, mudança de casa, morte de um companheiro ou numa fase de socialização com novos pássaros. Lembre-se que no caso dos animais não deve misturar mais de 5 florais.

Produção dos florais de Bach

A produção dos florais de Bach é um processo relativamente simples que implica a recolha das essências das flores. Em primeiro lugar, junte água de nascente às flores recém colhidas, em seguida aqueça ligeiramente a mistura ou coloque-a ao sol. Neste processo, as flores transferem a seu poder e energia curativa para a água. Em seguida, é adicionado álcool ao floral que é então diluído com água na proporção de 1 para 240.

Efeitos dos florais de Bach

O efeito principal dos florais de Bach é a nível emocional e psicológico, visto que de acordo com Dr. Bach algumas doenças podem resultar de desequilíbrios emocionais. Os florais reestabelecem a harmonia emocional e por conseguinte permitem a cura. Por exemplo, se o seu pássaro arranca as próprias penas pode ser um sinal de um problema emocional. No entanto, este comportamento também pode resultar de uma postura incorreta.

Assim, qualquer que sejam os sintomas que o seu pássaro apresente, deve procurar sempre conhecer a causa exata do problema.

Muito importante: terapias com florais de Bach não podem em caso algum substituir as visitas ao veterinário!

Florais de Bach para pássaros: escolher a essência certa

Escolher florais de Bach para pássaros não é uma tarefa simples, visto que é preciso ter uma visão geral dos sintomas e possíveis causas. Assim, se tem dúvidas deve consultar um veterinário ou um especialista em terapias naturais. Não se conhecem efeitos secundários deste tipo de tratamento, no entanto, é sempre aconselhável ter o apoio de um especialista ao administrar os florais de Bach a pássaros.

Florais de Bach para pássaros: evidências científicas

Em primeiro lugar, é importante sublinhar que a terapia com florais de Bach nada tem a ver com a fitoterapia, visto que as essências das flores são muito diluídas.

No que se refere à eficácia deste tratamento, as opiniões divergem muito. Visto que não existem evidências científicas que comprovem o efeito dos florais de Bach no organismo, muitos médicos e cientistas assumem que os florais de Bach têm apenas um efeito de placebo. Por exemplo, em vários estudos em pessoas com ansiedade não foram detetadas diferenças no grupo de pessoas que tomaram florais de Bach e das pessoas que foram tratadas com placebo.

Por fim, dado que a terapia com florais de Bach não apresenta efeitos secundários, pode sempre experimentar este tratamento nos seus pássaros, desde que mantenha a vigilância médica. E claro, se os sintomas não desaparecerem ou piorarem deve entrar em contato de imediato com o seu veterinário.

Os nossos artigos mais relevantes
3 min

Criação de periquitos

Os periquitos são muito populares e por isso muitos donos pensam em fazer criação destes animais. Antes de avançar tem em consideração os seguintes pontos.