Aquário: como poupar energia?

Escrito por Jana Schubert
aquário iluminado com muita vegetação e peixes de espécies diferentes

Dá gosto observar um aquário bem iluminado. No entanto, mesmo quando ninguém está na divisão, continua a ser uma fonte de despesas.

Os custos energéticos estão mais altos do que nunca. Os donos de aquários também o notam quando recebem as faturas da eletricidade. Bomba de água, lâmpadas e aquecimento são indispensáveis para o bem-estar dos peixes. Mas com alguma habilidade e know-how pode poupar energia. Compilámos, para si, as dicas mais importantes neste artigo, para que comece já a poupar energia do seu aquário.

Poupar energia do aquário: garanta isolamento

Normalmente, os aquários são totalmente feitos de vidro, nos quatro lados. O material transparente permite-lhe observar o seu mundo subaquático e admirar os peixes coloridos de todos os lados.

No entanto, o envidraçado tem uma desvantagem: o aquário pode perder energia dos quatro lados. Está a aquecer o aquário e a divisão ao mesmo tempo, porque o primeiro dissipa a energia para o exterior. Nesta situação há apenas uma coisa que pode ajudar: o isolamento parcial do aquário.

  • Na maioria dos casos, o aquário não está localizado no meio da divisão, mas sim como parte de um armário integrado ou encostado à parede de um dos lados.
  • Pode isolar os lados que não são usados para observar os peixes, sem comprometer a parte visual.
  • Placas de isopor são adequadas para isolamento. São fáceis de instalar, sem assistência, mas têm um excelente grau de isolamento.

Dica: Ao isolar o aquário, não se esqueça da base e da parte superior do aquário. Pois o calor sobe. Ou seja, os aquários perdem a maior parte do calor pela parte de cima.

Optar por uma localização aquecida para maior eficiência energética

Peixes oriundos de climas mais quentes têm, normalmente, cores exuberantes e encantam quem quer que os observe. No entanto, a temperatura da água deve ser também quente, pois é ao que estão acostumados no seu habitat natural.

Então, nas nossas latitudes, isto tem uma consequência óbvia: aquecimento. Tanto no verão como no inverno. Nos meses mais frios, a temperatura correta da água tem especial importância caso o seu aquário não esteja colocado numa divisão quente.

Por exemplo: imagine que tem o aquário num jardim de inverno, num local ensolarado. Em dias de inverno sem sol, pode ficar bastante frio para os peixes.

Portanto, considere pôr o aquário num local aquecido e iluminado. A janela bem iluminada da sala é uma boa opção. Nesta divisão, a temperatura é naturalmente superior e a amplitude térmica agrada aos peixes.

Poupar energia do aquário: atenção a equipamentos modernos

Os equipamentos ou as luzes de um aquário funcionam através de energia elétrica. Quanto mais velhos forem os equipamentos, mais energia consomem. Os equipamentos elétricos novos estão sujeitos a regulamentos mais rigorosos do que os antigos. Portanto, estas normas fizeram com que, nos últimos anos, o equipamento para aquários se tornasse bem mais eficiente energeticamente.

Para poupar energia do aquário, deve substituir equipamento e luzes de fabrico antigo.

A iluminação do aquário

Nos aquários, o efeito visual também conta. Uma boa fonte de luz que ilumine agradavelmente o tanque e crie um cenário notável faz, portanto, sempre parte do aquário. Porém, tubos de néon convencionais ou lâmpadas incandescentes requerem muita energia. As modernas lâmpadas LED são bastante mais económicas, tendo um efeito positivo na conta da luz.

Além disso, instalações de iluminação para aquários são, muitas vezes, demasiado grandes. Portanto, veja se é fazível retirar uma ou outra fonte de fonte de iluminação. Uma iluminação ambiente uniforme e clara tem um ar artificial e torna os aquários desinteressantes.

Regra geral, os habitantes de um aquário procuram sempre recantos escuros para descansar. Portanto, um tanque moderadamente iluminado reproduz melhor as condições do habitat natural dos peixes e é também melhor para a sua carteira.

O bombeamento é realmente necessário?

Uma bomba de oxigénio nem sempre é indispensável para um aquário funcionar. Em certos casos, a sua utilização gasta energia desnecessariamente e provoca consumos energéticos inúteis. Muitas vezes, o movimento da água causado pelo filtro de saída é suficiente para garantir suficiente mistura de oxigénio no ar ambiente.

Cuidado: se os filtros estiverem entupidos, as bombas podem ter que fazer trabalho extra, o que consome energia. Portanto, substitua os filtros regularmente.

Algumas plantas ou peixes requerem água fresca e particularmente rica em oxigénio para prosperar. Se não tem a certeza de que consegue proporcionar-lhes o ambiente certo sem uma bomba de oxigénio adicional, dirija-se a uma loja especializada e exponha as suas dúvidas. Explique a situação do seu aquário, em termos de vegetação e de ocupação de peixes, e a sua vontade de poupar energia no aquário.

Poupar energia no aquário: aquecimento

A tecnologia deu grandes saltos nas últimas décadas. Do mesmo modo, também os aparelhos de aquecimento se tornaram, em geral, mais eficientes, consumindo menos eletricidade. Então, se tem um aquário aquecido há muitos anos, é provável que faça sentido comprar um equipamento tecnicamente mais moderno.

Em alguns casos, aquecedores antigos consomem n vezes mais do que os novos modelos. Portanto, estará a poupar tantos em eletricidade que a nova aquisição fica paga passado apenas um ano. Pondere, então, mudar.

peixe-palhaço no aquário © Calek / stock.adobe.com
Espécies como o peixe-palhaço preferem água quente. Ao optar por colocar o aquário numa divisão da casa já aquecida, está a poupar parte dos custos com o aquecimento do aquário.

Verifique o modo de funcionamento com regularidade

Para ter total controlo sobre os custos operacionais do seu aquário, deve verificar o seu status diariamente.

  • Todas as lâmpadas estão desligadas durante o dia?
  • O aquecimento está a funcionar desnecessariamente?
  • A bomba de circulação está a funcionar desnecessariamente?

Tendo estes cuidados pode poupar eletricidade e dinheiro – sem tirar brilho ao aquário e bem-estar aos seus peixes.

Conclusão: mantenha o consumo de energia do aquário baixo

Existem algumas formas de poupar energia no seu aquário. Pondere acerca do equipamento elétrico de que realmente necessita.

Além disso, certifique-se de que a iluminação, as bombas e o aquecimento estão ligados apenas quando necessário ou quando lhe permitem apreciar melhor a sua paisagem aquática. Ao longo do ano, somam mais kilowatt-hora de eletricidade. Com as nossas dicas, é bem possível poupá-los.

Fonte:


Jana Schubert
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Jana Schubert

Desde criança que sempre preferi brincar com o nosso gato persa do que com o meu ursinho de peluche. Mais tarde e depois de muita insistência, os meus pais deixaram-me adotar um cavalo. Tenho imensos momentos inesquecíveis com os meus animais de estimação, apesar de alguns momentos mais difíceis. Ainda assim, não imagino a minha vida sem eles. Os animais tocam-me de uma forma única e mesmo quando escrevo sinto a magia deles, espero que também a sintam!


Os nossos artigos mais relevantes