Montar um aquário
© rodimovpavel / stock.adobe.com
Chegou a altura de concretizar o seu sonho e finalmente ter um aquário em casa? Existem diversos aspetos a considerar para montar um aquário, como por exemplo, o tipo de aquário e o equipamento adequado. Naturalmente, a escolha dos peixes é um aspeto fundamental. No entanto, de peixes para aquário no mercado este pode ser um processo complexo. É também essencial escolher peixes que convivam bem uns com os outros e que se ajustem ao tamanho do seu aquário.
Sumário
Tipo de aquário
Para iniciantes o mais indicado é escolher um aquário de água doce. Os aquários de água salgada exigem cuidados específicos e algo complexos com a água e, por isso, não são aconselháveis para quem não tem experiência com aquários. Para decidir o tamanho do aquário tenha em consideração o espaço que tem, assim como o número e tipo de peixes que quer ter. Naturalmente, quanto maior o aquário mais trabalho vai ter, visto que é mais difícil estabilizar os parâmetros da água.
Montar um aquário: a melhor localização
Em primeiro lugar, o aquário não deve ficar exposto diretamente ao sol, por causa das algas que crescem mais quando têm muita luz. Em seguida tenha em consideração que de acordo com o tamanho, um aquário pode ficar bastante pesado. Assim, coloque-o sobre uma base sólida e estável.
Montar o aquário: mãos à obra!
Se já tem o aquário em casa pode passar à fase seguinte. Em primeiro lugar, crie uma camada de nutrientes para as plantas no fundo do aquário. Para isso use areia ou cascalho arredondado. Em seguida, instale equipamentos técnicos como, por exemplo, filtros, luzes e fonte de aquecimento. A luminosidade e temperatura do aquário devem ser reguladas de acordo com as necessidades das espécies de peixes que vai ter.
Passada esta fase é a altura de dar asas à sua imaginação e montar a decoração do seu aquário. Como decoração pode usar materiais naturais, por exemplo, raízes ou ramos de árvore. No entanto, não use madeira do seu quintal, visto que esta apodrece rapidamente. Em lojas da especialidade encontra este tipo de decoração devidamente tratada e indicada para aquários.
A seguir é a altura de pensar nas plantas, um elemento muito importante num aquário já que as plantas ajudam a manter a água em boas condições. Além disso, as plantas são também um local onde os peixes podem descansar ou esconder-se. Antes de colocar as plantas no aquário encha-o com um pouco de água. Em seguida, prenda bem as plantas ao piso do aquário. E assim, a primeira fase da montagem está terminada.
Durante as próximas 3 semanas teste regularmente os parâmetros da água e só coloque os peixes no aquário se os parâmetros forem estáveis. Estas primeiras semanas são muito importantes para o desenvolvimento ecológico do aquário, visto que é nesta altura que bactérias fundamentais para os peixes e para a água se instalam e desenvolvem.
Montar um aquário: passo a passo
- Colocar areia ou cascalho no fundo
- Instalar equipamentos técnicos, como filtros e iluminação
- Colocar os elementos decorativos
- Colocar as plantas
- Depois das semanas de teste, colocar os peixes
Peixes de aquário
Existe uma enorme variedade de peixes de aquário. Entre as espécies mais populares estão os guppy, ciclídeos, néon cardinal ou os peixinhos dourados. No entanto, nem todas as espécies são compatíveis, assim, antes de escolher os peixes informe-se bem sobre as suas características e necessidades.
Precisa de alguma coisa para o seu aquário? Visite a loja para peixes zooplus onde encontra comida para peixes e acessórios para a limpeza da água, entre outros produtos.