{"url":"https://www.zooplus.pt/magazine/peixes/guia-de-lagos/lago-artificial-no-jardim","title":"Lago artificial no jardim","mag_id":31721,"is_single":true,"cat_name":"Peixes","sub_cat_id":2161,"sub_cat_name":"Guia de lagos","cat_id":2143}
Um lago é uma verdadeira jóia e enriquece qualquer jardim! Mas antes de criar o lago no seu jardim, deve planear todos os pormenores desde o início, para não ficar sobrecarregado com trabalho mais tarde.
Primeiras decisões
Tamanho
O tamanho do lago deve ser um assunto muito bem pensado. Se for inferior a 500 litros, a capacidade de auto-regulação biológica será difícil de alcançar. Porém, é possível criar um equilíbrio natural em grandes tanques com uma capacidade de cerca de 1000 litros.
Se o lago tiver uma profundidade de 100 cm, a probabilidade de congelamento no inverno é reduzida e, consequentemente, a perda de peixes nessa estação do ano é também menos provável. Além disso, um lago grande e profundo também oferece aos peixes mais e melhores esconderijos e permite uma população de peixes mais numerosa e diversificada. Encontra informações sobre alimentação para peixes de lago aqui: comida para peixes de lago.
Localização
Afinal onde é que deve fazer o lago no seu jardim? Escolha um recanto particularmente bonito – seja perto do terraço ou não, a escolha é sua. Um ecossistema funcional precisa de luz, para que as plantas possam crescer sem perturbações e para enriquecer a água com oxigénio. Portanto, escolha um lugar que apanhe sol durante a maior parte do dia. Não se esqueça também de providenciar uma proteção para o lago! Uma vedação alta em volta impede que animais ou crianças caiam na água e se magoem.
Um bom lago precisa igualmente de uma boa base no solo. Embora as películas em plástico de uma loja de ferragens sejam baratas, não são tão resistentes a rasgões como as películas de polímeros mais caras. Especialmente se criar um lago grande, certifique-se que usa película de polímero de alta qualidade! A compra inicial pode ser considerada dispendiosa mas vai compensar a longo prazo, porque qualquer permeabilidade que tenha que corrigir na base do seu lago, vai sair-lhe muito mais cara.
Como construir o lago
· A planta do lago começa com a medição da película. Em seguida, faz-se a escavação do poço na terra. Certifique-se que o ângulo é de cerca de 45 graus e que as bases do depósito têm uma profundidade de cerca de 20 a 25 centímetros. Deve fazer um bordo horizontal para impedir a perda de água. A cama de turfa sob a película da base impede o vazamento e, além disso, dá estabilidade ao poço!
· As partes planas do lago devem ser igualmente revestidas com o substrato do solo. Esta substância porosa promove o fornecimento de oxigénio às plantas e uma boa ventilação. Assim, cerca de 60 a 70% do fundo deve estar coberto com uma camada de cerca de dois centímetros de substrato, a qual será suficiente para dar um equilíbrio funcional à fauna do lago.
Não se esqueça das plantas! No caso das primeiras plantas que vai colocar, é adequado que sejam em sacos, pois assim mantêm-se no substrato até ao desenvolvimento suficiente das raízes.