Ratos em casa This article is verified by a vet

rato a entrar por um buraco na parede

Os ratos podem ser fofinhos. Mas também podem ser visitantes indesejados e provocar imensos danos nas casas.

Devido ao seu tamanho, os ratos são animais de estimação populares. No entanto, às vezes surgem como inquilinos indesejados. Mas o que fazer quando há ratos em casa? Será que existem formas de se livrar de uma praga de ratos que sejam amigas dos animais? Este artigo sumariza as dicas mais importantes.

Indícios: como saber se tem ratos em casa

Uma praga de ratos pode passar despercebida durante bastante tempo. Porque estes pequenos animais são verdadeiros mestres da camuflagem. São mais ativos à noite e, portanto, torna-se mais difícil detetá-los. Portanto, o importante é perceber o mais cedo possível se tem ratos em casa.

Existem alguns indícios de que pode ter ratos em casa:

  • Fezes de ratos: Uma dos indícios mais seguros de que tem visitantes indesejáveis em casa é ao detetar fezes de ratos. Têm entre três a oito milímetros, são fusiformes e castanhas-escuras. É comum encontrá-las em sótãos ou caves.
  • Sons: Acorda à noite e ouve algo a raspar no chão? Podem ser ratos a vaguear.
  • Marcas de dentadas: Sacos de supermercado roídos ou buracos em objetos são indícios de que pode ter ratos em casa.
  • Manchas de gordura: Quando os ratos se passeiam pela casa, deixam as típicas manchas de gordura. Estas são provocadas pela gordura e sujidade que os animais transportam no pelo.
  • Ninhos: Os ratos procuram diferentes materiais para construir ninhos. Estes localizam-se frequentemente em sótãos ou em paredes divisórias, oferecendo espaço para ninhadas até aos oito bebés.
fezes de ratos em cima de uma tábua © Petra Richli / stock.adobe.com
Um sinal típico de uma praga de ratos são fezes espalhadas pela casa. São fusiformes e pequenas.

Razões pelas quais se deve livrar dos ratos

Ainda que os ratos possam parecer fofinhos, uma infestação de ratos pode causar muitos estragos. E não é só a estrutura do edifício ou a sua mobília que pode sofrer. Acima de tudo, o que está em causa é a sua saúde.

Danos devidos à presença de ratos em casa

Os ratos têm dentes afiados e gostam de os usar no dia a dia. Se não reconhecer a praga a tempo ou não fizer nada contra a mesma, os animais podem fazer buracos em tudo o que mantém a sua casa de pé.

Sejam cabos, a estrutura do edifício ou tecidos, não há quase nada que possa sair ileso no caso de uma infestação massiva de ratos. Cabos roídos são especialmente perigosos, pois podem provocar curto-circuitos.

Além do esforço a nível estrutural para reparar os danos, isto também tem consequências consideráveis a nível financeiro. Portanto, a longo prazo, o custo da remoção dos ratos é inferior ao custo das reparações.

Transmissão de doenças

Podem não ser visíveis a olho nu, mas existem: agentes patogénicos nas fezes, urina e saliva dos ratos. Estes podem não só pôr em perigo a sua saúde, mas também a das crianças. Mulheres grávidas ou doentes têm um risco mais elevado de contrair doenças.

Entre os agentes infecciosos virais que podem ser transmitidos pelos ratos contam-se, por exemplo, os hantavírus. Estes são transmissíveis durante um grande período de tempo através de fezes secas, urina ou saliva. Os sintomas semelhantes aos da gripe são típicos desta doença viral.

Porém, os ratos também podem transmitir doenças bacterianas através das fezes, como leptospiras. A leptospirose pode provocar vários sintomas em humanos, incluindo insuficiência renal ou meningite.

Portanto, é muito importante evitar uma infestação de ratos fazendo limpezas regulares.

Ferida da mordida dos ratos

Os ratos são presas e, portanto, são muito cuidadosos ao lidar com pessoas. Assim sendo, a probabilidade de ser atacado por um rato é quase nula. No entanto, se se aproximar demasiado do animal e este não tiver forma de o evitar, pode mordê-lo.

Portanto, seja cuidadoso e não toque no rato com as mãos desprotegidas. Se o animal o morder, deve limpar a ferida o mais depressa possível e ir ao médico de família. Porque até mesmo as dentadas mais pequenas podem causar inflamações graves e, no pior dos casos, envenenamento do sangue (septicemia).

Livrar-se de ratos em casa: remédios caseiros para espantar ratos

Existem diversas formas de se livrar de uma praga de ratos em sua casa. Aqui ficam cinco dicas amigas dos animais para o ajudar a espantar ratos, da forma mais gentil possível:

1. Organização e higiene

A razão pela qual os ratos entram nas casas está quase sempre relacionada com a presença de comida. Portanto, regra número um contra uma praga de ratos: armazenar a comida em recipientes herméticos. O mesmo se aplica à comida para animais domésticos, como comida para gatos ou para cães.

Além disso, feche bem os caixotes do lixo com restos de comida ou mantenha-os num espaço fechado. Se tem animais domésticos como coelhos ou porquinhos-da-índia, deve limpar-lhes as gaiolas com regularidade.

2. Bloquear acessos

Devido ao seu tamanho e destreza, os ratos conseguem infiltrar-se nos mais pequenos buracos e fendas. Portanto, se tem uma infestação de ratos, deve procurar os pontos de entrada dos pequenos roedores. Inspecione não só a entrada da casa mas também, se possível, todas as condutas de cabos e janelas da cave.

Assim que tiver encontrado os pontos de entrada dos ratos, é tempo de os vedar cuidadosamente. Dependendo da localização, é recomendável usar materiais como gesso, argamassa ou silicone. Para tal, aconselhe-se numa loja de bricolage.

No entanto, antes de vedar os pontos de entrada, certifique-se de que não se encontra nenhum animal na fissura. Ou corre o risco de prender o animal e o matar à fome.

3. Armadilhas vivas

Como o nome indica, estas armadilhas permitem apanhar os animais sem os matar. Uma vez apanhado, pode libertar o rato noutro local (o mais longe possível, por exemplo, no campo) sem o magoar.

Comprar e instalar a armadilha

É possível comprar armadilhas vivas baratas em quase todas as lojas de bricolage. Porém, assegure-se de que a armadilha não é demasiado prquena e que o animal tem liberdade de movimentos.

O melhor é colocar as armadilhas ao longo das paredes, pois os ratos gostam de se mover ao longo delas. Quanto a iscos, use manteigas de frutos secos, barritas de chocolate ou substâncias doces (por exemplo, calda ou compota).

Depois, controle as armadilhas regularmente. O objetivo é libertar rapidamente os animais presos. Se apanhar um rato, não se esqueça de usar luvas descartáveis. Desta forma, pode proteger-se de agentes transmissores de doença.

Importante: Liberte o rato a uma distância considerável de casa. Se assim não for, o animal vai rapidamente encontrar o caminho de volta. A distância mínima recomendada é 1 quilómetro.

Faça a sua própria armadilha viva para ratos

Se não tem uma loja de bricolage perto de sua casa, também pode fazer a sua própria armadilha viva:

  • Coloque uma balde de 25 centímetros de altura perto do buraco de onde saem os ratos, com a abertura virada para cima.
  • Depois, coloque um pires ou uma tigela pequena dentro do balde.
  • Ponha um isco apetecível (por exemplo, pão ou queijo) dentro do pires.
  • Utilize madeira ou livros para que o animal os trepe e consiga entrar para dentro do balde.
  • Ao colocar pequenos pedaços de comida nas “escadas” está a aumentar as hipóteses de atrair o rato para dentro do balde.
  • Quando o rato estiver dentro do balde, cubra-o, logo que possível, com uma revista ou uma toalha e liberte o animal.

4. Cheiros contra ratos

Alguns cheiros, como areia para gato usada, afastam definitivamente os ratos. Pode tirar partido disto e afastar os animais indesejáveis espalhando fontes do cheiro pela casa.

Supostamente, vinagre diluído em água ou óleo de hortelã-pimenta são também indicados para este propósito. No entanto, alguns especialistas duvidam da eficácia destes métodos. Apesar disso, não são prejudiciais para os animais nem para o ambiente. Basta deitar umas gotas dos líquidos no chão, perto da zona de passagem dos ratos, ou embeber um pano.

Cuidado: Métodos mais agressivos, como pimenta-de-caiena ou malagueta em pó podem magoar os animais.

5. Gatos ou areia para gatos

Sempre sonhou em ter um gato e tem os conhecimentos necessários para ter gatos? Então, é o momento certo para o fazer. Afinal, os gatos são conhecidos por serem, provavelmente, a arma mais natural contra os ratos.

Na verdade, parece que até mesmo areia para gatos pode ajudar a livrar-se de uma infestação de ratos em casa. Portanto, se não tem um gato, mas conhece quem tenha, pode pedir-lhe areia para gatos usada. Coloque-a num saco e ponha-a perto dos ratos. É certo que os ratos vão detestar o cheiro do predador e evitar aproximar-se da casa.

Último recurso: exterminador contra ratos em casa

Mesmo depois de várias tentativas, não consegue livrar-se dos ratos em casa? Neste caso, é importante deixar a resolução do problema nas mãos de um profissional. Pois os exterminadores sabem exatamente como lidar com ratos.

Ao escolher um exterminador, é importante optar por um com certificação válida. Deste modo, pode ficar descansado sabendo que vai usar os meios mais razoáveis possível. Afinal, iscos envenenados ou armadilhas mortíferas devem fazer parte dos últimos recursos no que toca a este assunto.

Fontes:


Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes