Hamster-anão
© TATIANA / stock.adobe.com
O hamster-anão é muito popular como animal doméstico. Estas pequenas criaturas são muito mais do que animais fofinhos. Na verdade, contam com algumas características fascinantes. Este artigo sumariza os factos mais importantes acerca do hamster-anão e dá-lhe dicas preciosas acerca de como os deve ter.
Sumário
- Aspeto: variedade de tamanhos e cores
- Carácter: notívago e cheio de energia
- Manutenção e cuidados: de que precisa o hamster-anão?
- Alimentação: o que come um hamster-anão?
- Saúde: quais as doenças típicas do hamster-anão?
- Origem: de onde são oriundos os hamster-anões?
- Compra: onde adquirir um hamster-anão?
- Conclusão: o hamster-anão é um animal fácil de cuidar?
Aspeto: variedade de tamanhos e cores
Olhos pretos, redondos e grandes, pernas curtas e um corpo arredondado – estas são as principais características partilhadas entre todos os hamster-anões. No entanto, em termos de tamanho e cor, os representantes desta raça de pequenos animais apresentam bastante variedade.
Que espécies de hamster-anão existem?
No total, existem 20 espécies diferentes. As seguintes são tidas como animais de estimação:
- Hamster-anão russo
- Hamster-anão de Campbell
- Híbridos do russo e do Campbell
- Hamster-anão Roborovski
- Hamster-chinês
A espécie mais conhecida e a mais comum como animal doméstico é o hamster-anão russo. Pelo contrário, é raro encontrar um hamster-chinês como animal de estimação. Este pertence ao grupo dos hamster-anões de cauda comprida. Todos os outros pertencem ao grupo dos hamster-anões de cauda curta.
Diferenças de tamanho
A maio diferença entre as quatro espécies é o tamanho. Os hamster-anões russo e o de Campbell crescem entre oito a dez centímetros. Com cerca de sete centímetros, o Roborovski é a espécie mais pequena.
O representante maior é o hamster-chinês, pois pode crescer até cerca de doze centímetros e tem uma cauda maior do que os restantes exemplares da espécie.
De que forma é que os hamster-anões macho e fêmea são diferentes?
Em todas estas espécies, machos e fêmeas podem distinguir-se por comparação direta. Por exemplo, a distância entre o orifício genital e o ânus nos machos é, regra geral, visivelmente maior do que nas fêmeas.
Quais são as cores típicas dos hamster-anões?
Todos os hamster-anões são criados numa enorme variedade de cores. Portanto, vão desde o cinzento ao castanho, passando por cor de areia e por tons escuros e claros: todas as tonalidades são possíveis. A barriga de muitas das espécies é mais clara do que o resto do corpo. Já o Roborovski não tem a linha escura nas costas.
Ao contrário de outros hamsters, os hamster-anões não hibernam. Certas espécies, como o hamster-russo, ganham um pelo vibrante e denso nos meses mais frios.
Carácter: notívago e cheio de energia
Os hamster-anões, tal como o hamster-teddy ou o hamster-sírio, são animais notívagos. Portanto, o melhor momento para os observar é ao entardecer e durante a noite.
Na verdade, há muito para ver. Pois os hamster-anões são animais dinâmicos e ativos: alimentam-se, cavam e correm pela gaiola.
As aproximações devem ser feitas de forma doseada. Embora o hamster-russo seja considerado mais relaxado, amigável, confiante e até, de certa forma, domesticável, os hamsters não são animais de colo.
Os pequenos hamsters preferem manter-se à distância. Assim, não são muito indicados para crianças, mas mais para donos que trabalhem e que gostem de observar os animais na sua vida nos tempos de lazer.
Manutenção e cuidados: de que precisa o hamster-anão?
Ao ter um hamster-anão, é importante considerar o seu pequeno formato. Para evitar que os pequenotes escapem através das grades da gaiola, o melhor é optar por um nagarium.
Saiba mais acerca do tamanho ideal e do equipamento necessário num nagarium no nosso extenso guia sobre hamsters.
De que precisa um hamster-anão na sua gaiola?
Quando instalar uma gaiola, ou melhor, um nagarium, para o seu hamster-anão, há determinados acessórios que não podem faltar. Falamos, claro, de comedouros, de uma casa de banho de canto e de um banho de areia. Além disso, é importante que a palha tenha uma boa altura para que o seu pequenote possa divertir-se na sua atividade favorita, cavar.
Mas o hamster-anão também precisa dos seus brinquedos. Porque, à semelhança de todas as outras espécies de hamster, também os anões têm muita energia e adoram mexer-se. Casas de madeira, pontes, tubos e ramos não tratados proporcionam-lhes variedade e muita diversão a roer.
Na loja online da zooplus encontra uma vasta seleção de acessórios para hamster-anões.
O meu hamster-anão precisa da companhia de outros animais da mesma espécie para ser feliz?
Na natureza, os hamster-anões formam temporariamente pequenas famílias. Mas acabadas as responsabilidades parentais, preferem voltar a estar sozinhos. Portanto, mantê-los aos pares é possível, mas requer muito know-how. Porém, ter apenas um exemplar é mais simples e seguro.
Alimentação: o que come um hamster-anão?
Os hamster-anão, tal como os hamster-sírios e outras espécies de hamsters, têm uma alimentação à base de plantas e de proteína animal. Para uma dieta apropriada à espécie, um mix de comida para hamsters é uma boa base. Depois, pode muito simplesmente juntar no mix os alimentos favoritos do seu pequenote.
O que é que os hamster-anões mais gostam de comer?
A lista dos alimentos que o hamster-anão mais aprecia é longa. Destacamos os seguintes alimentos:
- Forragem
- Ervas do prado
- Sementes
- Legumes
- Insetos secos
Não devem comer fruta. No caso dos frutos secos, menos é mais. Naturalmente, não deve faltar água fresca sempre disponível.
Saúde: quais as doenças típicas do hamster-anão?
Geralmente, os hamster são animais robustos. No entanto, também podem sofrer de problemas de saúde:
- Em caso de desequilíbrio do sistema digestivo, podem surgir problemas intestinais. Portanto, é importante oferecer sempre uma alimentação equilibrada.
- Também podem surgir problemas dentários se o animal não tiver suficientes oportunidades para mordiscar ramos ou galhos.
- Parasitas, como ácaros, sentem-se em casa em pelo não cuidado. Estas situações podem ser evitadas com banhos de areia. Portanto, é algo que não pode mesmo faltar na casa do seu hamster.
Qual a esperança de vida do hamster-anão?
Se pretende comprar um hamster deve ter presente que os pequenos roedores não costumam viver tanto tempo quando gatos ou algumas espécies de aves. O mesmo se aplica aos hamsters.
Com os cuidados certos, no entanto, a esperança de vida de um hamster-anão situa-se entre 1,5-3 anos. Ou seja, tempo suficiente para apreciar a companhia do seu pequenote.
Origem: de onde são oriundos os hamster-anões?
Antes de conquistar as casas dos fãs de hamsters, o hamster-anão viva nas estepes e semidesertos da Ásia, em países como a Mongólia e o Casaquistão. Algumas espécies vivem em áreas onde são cultivados cereais. São mestres a escavar túneis subterrâneos.
Compra: onde adquirir um hamster-anão?
Ainda que exista a possibilidade de comprar roedores pela internet, aconselhamos que se dirija a um criador ou a um abrigo para animais.
Assim, tem a oportunidade de se informar em detalhe acerca do seu novo companheiro. Além disso, tem a certeza que está a adotar um animal saudável e dinâmico e de boas mãos.
Quanto custa um hamster-anão?
Tão pequeno quanto o seu tamanho é o seu preço: em média, um exemplar custa entre cinco e 15 euros.
No entanto, tenha em mente que vai ter despesas adicionais com o nagarium, os acessórios, os brinquedos e com as idas ao veterinário.
Conclusão: o hamster-anão é um animal fácil de cuidar?
Como animais domésticos, os hamster-anões são fáceis de ter e de cuidar. Porém, há um pré-requisito: satisfazer todas as exigências da espécie em termos de acomodação e alimentação. Porque são bastante exigentes em relação ao seu lar.
E, por muito fofinhos que sejam, estes roedores não são animais de colo nem para dar mimos. Portanto, são perfeitos para pessoas que gostem de cuidar de um animal e de os observar com uma certa distância, respeitando o seu espaço.
Fontes:
- www.hamsterhilfe-nrw.de
- www.tierschutz.com
- www.heimtieraerztin.de
- Merkblatt Nr. 162 | Tierärztliche Vereinigung (PDF)