Hamster roborovski This article is verified by a vet

hamster roborovski à porta do seu esconderijo

O hamster roborovski é a raça de hamsters mais pequena do mundo.

O hamster Roborovski, também conhecido como robo hamster, encanta fãs de hamsters por todo o mundo com a sua estatura pequena e a sua personalidade enérgica. Leia este artigo da zooplus e fique a sabe tudo o que deve ter em conta para ter um exigente hamster Roborovski.

Características exteriores do hamster Roborovski

Der Roborovski (Phodopus roborovskii) é um hamster anão. De facto, de entre todas as conhecidas, é a espécie mais pequena de hamster. A sua cabeça é redonda e o seu corpo é cilíndrico. Os seus olhos pretos arregalados, orelhas grandes e cauda pequena são outras das suas características.

Quais as cores do hamster roborovski?

O pelo do hamster roborovski é curto e denso. É possível identificar esta forma selvagem de hamster pela cor que varia entre a cor de areia e o castanho-claro. Além disso, conta com uma camada interna de pelo de cor cinza. A barriga é branca, semelhante às típicas manchas acima dos olhos. No entanto, não apresenta a típica listra preta dorsal, como acontece com as outras espécies de hamsters anões.

Atenção a criações que não respeitam o bem-estar animal

Hoje em dia existem diversas variantes de cor que diferem não só da forma selvagem em termos de aparência, como também em termos de saúde. Por exemplo, os roborovskis de focinho totalmente branco são considerados exemplares criados sem respeito pelo bem-estar animal.

A razão: os hamsters têm uma anomalia genética que causa a assim designada doença de Dreher. Ou seja, os animais andam constantemente em círculos.

Qual o tamanho e o peso dos hamster roborovski?

O tamanho e o peso depende do sexo do hamster: as fêmeas tendem a ser mais pequenas do que os machos.

  • Fêmeas: 4,5 – 5,5 centímetros e 17 – 22 gramas
  • Machos: 6 – 7 centímetros e 20 – 25 gramas

Comportamento: é possível domesticar hamster roborovski?

O roborovski não gosta de ser tocado por pessoas. Estes hamsters anões são conhecidos por serem bastante reservados e gostam de paz e tranquilidade. Portanto, esta espécie de hamster não é adequada para crianças como animal doméstico. Por outro lado, é apropriado para pessoas que gostam de observar os animais do exterior e que não tenham problemas com barulho à noite.

Os hamster roborovski são notívagos?

O roborovski é um roedor muito ativo que, em ambiente selvagem, percorre vários quilómetros durante a noite. São ativos ao entardecer e durante a noite e dormem durante o dia.

O hamster roborovski hiberna?

Ao viverem como animais domésticos, a maioria das espécies de hamster, onde se inclui o roborovski, não hibernam. Portanto, tenha em mente que o seu roedor notívago pode fazer ruídos bem altos durante todo o ano, ao cavar e escavar durante a noite.

Os hamsters roborovski devem ser tidos aos pares?

À semelhança dos restantes hamster-anões, os hamster roborovski são verdadeiros solitários. Portanto, ter dois ou mais hamsters ao mesmo tempo não é aconselhável, pois irão lutar, por uma questão de rivalidade. Assim, por questões de bem-estar animal, é importante que cada exemplar esteja sozinho.

De quanto espaço é que o hamster roborovski precisa?

Pode ter hamsters roborovski em gaiolas diferentes. Um clássico esconderijo para roedores, um aquário coberto com uma rede ou um terrário de vidro com a ventilação apropriada são indicados.

Para que o seu hamster tenha espaço suficiente, precisa de uma área de superfície de, pelo menos, 100 x 50 centímetros. Sinta-se à vontade para criar vários níveis dentro da gaiola. A profundidade da forragem (forragem para roedores) deve se de 20 centímetros, no mínimo. Lembre-se: quanto mais espaço o seu hamster tiver, mais confortável estará.

Hamster roborovski: de que tipo de acessórios precisa?

Os hamsters podem tornar-se bastante ativos durante a noite. De forma a satisfazer a sua necessidade de exercício e curiosidade, precisam de algumas coisas na gaiola. Aqui se incluem:

  • Areia para tomarem banho
  • Uma roda para hamsters
  • Várias opções de esconderijo (por exemplo, tubos de cortiça)
  • Uma casa para dormirem

Alimentação: o que come o hamster roborovski?

As sementes e as ervas são os principais componentes da dieta do hamster roborovski. Mas também a proteína animal faz parte da sua dieta natural, sobretudo escaravelhos, gafanhotos e bicha-cadela.

De forma a imitar o melhor possível a sua dieta em ambiente selvagem, deve optar por comida seca com muita quantidade de pequenas sementes e ervas. Para uma dieta equilibrada, é recomendável dar ao seu hamster vegetais frescos diariamente. Além disso, pode dar-lhe ocasionalmente grãos, iogurte e bicho-da-farinha.

Nota: o seu hamster precisa de ter sempre ao dispor água fresca.

Os cuidados certos

Os hamster têm a reputação de serem particularmente fáceis de cuidar. Mas esta ideia não é inteiramente verdade, pois o seu hamster gosta de um ambiente limpo.

Isto significa que deve mudar a água todos os dias e retirar quaisquer restos de comida da gaiola. Além disso, é importante mudar ocasionalmente o substrato.

Saúde: qual a esperança de vida do hamster roborovski?

Enquanto outras espécies de hamsters podem viver mais do que três anos, a esperança média de vida do hamster roborovski é de apenas dois anos.

Hamster roborovski: quais as doenças comuns?

Os hamsters sofrem frequentemente de problemas de saúde devido ao facto de serem mantidos e alimentados de forma incorreta. A razão principal para isto acontecer é a sua digestão muito especial, que requer uma alimentação especial.

Os problemas de saúde mais comuns incluem doenças relacionadas com a alimentação (por exemplo, diabetes), problemas dentários e ferimentos.

Por favor, ao notar quaisquer sinais de doença no seu hamster, consulte um veterinário logo que possível.

Origem: onde vivem os hamster roborovski?

O hamster roborovski é originário do norte da China, da Mongólia e do leste do Cazaquistão. Vive no seco deserto de Gobi e nas regiões desertas adjacentes.

O hamster roborovski é uma espécie ameaçada?

O hamster roborovski está classificado pela UICN (União Internacional para a  Conservação da Natureza) como uma espécie “least concern” na sua Lista Vermelha. Isto significa que esta espécie não está, atualmente (10/2023), em perigo.

hamster roborovski fora da gaiola © DBA / stock.adobe.com
O hamster roborovski é notívago e dorme durante o dia.

Compra e custos

Geralmente, não irá encontrar um hamster roborovski nas lojas de animais domésticos mais comuns. Portanto, é bastante mais provável que encontre um destes exemplares num abrigo de animais ou num criador especial.

Quanto custa hamster roborovski?

Um exemplar custa, em média, entre 10 a 30 euros. Por vezes, os criadores vendem hamsters de cores especiais a preços mais elevados.

Conclusão: não indicado para todos

Como qualquer outro animal, o roborovski tem necessidades especiais no que diz respeito à manutenção. Portanto, é fundamental que se informe acerca das suas particularidades antes da compra.

Este não é um animal adequado para crianças. Pelo contrário, é indicado para pessoas sossegadas que gostem de observar. Além disso, não devem existir vizinhos sensíveis ao barulho por perto, pois estes animais podem ser bastante ruidosos à noite.

Bilhete de identidade do hamster roborovski

Nome: Hamster roborovski (Phodopus roborovskii)
Tamanho: 4,5 – 5,5 cm (fêmeas), 6 – 7 cm (machos)
Peso: 17 – 22 g (fêmeas), 20 – 25 g (machos)
Esperança média de vida: 1 a 2 anos
Ciclo sono-vigília: Ativo ao anoitecer e durante a noite
Alimentação: Bastante proteína, pouca gordura (feno, sementes, verduras frescas, proteína animal)
Origem: China e Mongólia, Cazaquistão
Número de exemplares: Um
Dificuldade de manutenção: Média

Fontes:


Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Ouriço pigmeu africano

Os ouriços estão entre animais domésticos e exóticos. Saiba como os pode adotar e que cuidados deverá ter com a sua alimentação, saúde entre outros.
4 min

Furão

Está a pensar comprar ou adotar um furão? Conheça as características deste animal, tipo de alimentação, cuidados de saúde etc.