Ter ratazanas domésticas: conselhos básicos
© veineleissa / stock.adobe.com
As opiniões dividem-se quanto às ratazanas: há quem as ache nojentas, enquanto outros apreciam a sua inteligência e a sua esperteza. Se pretende ter ratazanas como animais domésticos é aqui que encontra toda a infomração de que necessita.
Sumário
Aspeto das ratazanas domésticas
Uma carinha amorosa, orelhas redondas e pequenas e olhos redondos e grandes, patinhas engraçadas e espertas por natureza: não é de estranhar que as ratazanas tenham os seus fãs.
Como roedores, as ratazanas (termo técnico: rattus) pertencem à família dos ratos. Das 65 espécies conhecidas de ratazanas, apenas o rato-preto (Rattus rattus) e a ratazana (Rattus norvegicus) são espécies autóctones europeias.
A ratazana doméstica é uma subespécie da ratazana criada pelas pessoas. Portanto, pode ser tida como animal doméstico. Também os ratos de laboratório descendem da ratazana.
Se as ratazanas selvagens têm pelo cinzento-acastanhado, já a gama de cores da ratazana doméstica vai desde o branco ao creme, champanhe, cinzento, castanho e preto. Além disso, também existem exemplares com manchas e albinos. As ratazanas albinas não têm qualquer pigmentação. O seu pelo é branco puro e os seus olhos são vermelhos.
Típico das ratazanas domésticas: cauda sem pelo
Tanto a cauda como as patas das ratazanas não têm pelos. A cauda sem pelo é uma razão pela qual algumas pessoas se sentem enojadas pelas ratazanas. No entanto, as suas caudas não estão totalmente nuas, mas sim cobertas com pequenas escamas. A cauda é usada pelas ratazanas para se equilibrarem enquanto trepam.
Uma ratazana doméstica adulta mede entre 22 a 26 centímetros desde a ponta do nariz até à base da cauda. Com um comprimento que ronda os 18 a 22 centímetros, a cauda é quase tão longa. Um macho adulto pesa entre 250 a 600 gramas, enquanto uma fêmea pesa entre 200 a 400 gramas.
Os pequenos roedores têm uma audição muito apurada e um odor e paladar bastante bem desenvolvidos. As ratazanas são animais crepusculares. Portanto, são sobretudo ativos durante a manhã e ao anoitecer. Os seus olhos estão adaptados para ver ao entardecer. No entanto, não toleram luz muito intensa.
Carácter: espertos e charmosos
As ratazanas são animais ativos e inteligentes e que precisam de muita variedade. Não importa o quão bem decorada estiver a gaiola – se os animais tiverem que passar todo o dia dentro da gaiola, rapidamente se irão aborrecer. Portanto, precisam pelo menos de uma hora diária de exercício no apartamento.
Tenha presente que as ratazanas são roedores. Então, não estranhe se uma ou duas peças de mobiliário forem roídas quando estiver desatento. Além disso, certifique-se de que os cabos elétricos não estão acessíveis aos animais. Também o interior da gaiola pode ser vítima dos dentes afiados das suas ratazanas se for feita de madeira.
Tendo em conta que são mais ativas de manhã e ao anoitecer, as ratazanas são animais de estimação ideais para quem trabalha. Pois, depois do trabalho, têm disponibilidade para passar tempo com os seus companheiros de casa peludos. E, com alguma paciência, a maioria das ratazanas deixam-se ser tocadas.
Apenas indicadas para crianças mais velhas
As ratazanas só são indicadas para crianças a partir de certa idade. Sobretudo porque os animais gostam de estar sozinhos durante o dia. A coordenação motora das crianças mais novas não está ainda suficientemente desenvolvida para lidar com roedores. Se os animais forem, por acidente, pegados desajeitadamente ou se sentirem pressionados, podem morder.
A partir dos oito anos de idade, as crianças podem ajudar a cuidar dos animais e também brincar com eles sem supervisão. Antes dessa idade, deve haver sempre um adulto presente.
Ter ratazanas
Ter ratazanas: apenas em grupo – nunca sozinhas!
As ratazanas são criaturas extremamente sociáveis e nunca devem ser tidas sozinhas. Para serem felizes, precisam do contacto com outros animais da mesma espécie. Querem brincar, mimos e cuidar uns dos outros.
Três animais são o mínimo que deve ter. Grupos maiores também são possíveis. Porém, há uma condição prévia para isto: é necessário haver espaço e ter tempo suficientes para cuidar dos animais.
Além disso, as ratazanas são muito territoriais e são animais de grupo. Portanto, nunca ponha, repentinamente, uma nova ratazana na gaiola junto de outras. Pois o grupo pode reagir agressivamente ao novo membro. Ratazanas que não se conhecem precisam de se habituar umas às outras lentamente.
As ratazanas são muito férteis
As ratazanas são sexualmente maduras por volta das seis semanas de vida. Uma fêmea pode dar à luz até 20 ratinhos – por ninhada! Para tornar as coisas mais complicadas, uma ratazana pode ter várias ninhadas por ano.
E pode crer que não irá encontrar compradores suficientes para tantas ratazanas bebés. Para evitar estas situações, só deve, portanto, adotar novos animais do mesmo sexo ou castrar os machos.
Localização e gaiola
A gaiola das ratazanas domésticas
Como animais domésticos, as ratazanas passam grande parte das suas vidas em gaiolas. Portanto, as gaiolas devem oferecer-lhes suficiente espaço para dormir, comer, trepar e brincar. Quanto maiores, melhor. A recomendação é de, no mínimo, 0,5 metros quadrados por ratazana.
Importante: a localização correta da gaiola
A localização da gaiola tem um papel decisivo para o bem-estar dos animais. Ou seja, uma gaiola de ratazanas não deve ficar no jardim, na varanda ou na garagem, pois estes animais são bastante sensíveis a grandes flutuações de temperatura. Deve, além disso, evitar luz solar direta.
O sítio ideal é ligeiramente elevado, sossegado, protegido de correntes de ar – e, ainda assim, ser interessante. Afinal, estes pequenos roedores adoram um ambiente variado. O melhor é colocar a gaiola no mesmo espaço onde depois as ratazanas possam sair.
As ratazanas são animais muito limpos e lavam-se com frequência. Deve também limpar a gaiola com regularidade a cada duas semanas.
Água quente é, regra geral, suficiente. Mas também pode juntar um pouco de vinagre ou um de detergente líquido. Por outro lado, não use agentes de limpeza corrosivos nem com odor forte. Pois estes o odor apurado destes pequenos roedores não aprecia estes cheiros. Forragens perfumadas também estão fora de questão.
Equipamento básico para a gaiola das ratazanas
Para que os seus animais domésticos se sintam confortáveis na sua gaiola, esta deve estar equipada de forma adequada. Por outras palavras: diferentes possibilidades para os animais dormirem, se esconderem e correrem à vontade. Por que não oferecer às suas ratazanas uma pequena rede para relaxarem?
Os comedouros devem ser o mais pesados e estáveis quanto possível. Pois as ratazanas gostam de se sentar em grupos nas bordas do comedouro. Muitas ratazanas usam uma casa de banho para ratazanas. Para tal, use uma tigela vazia, encha-a com forragem e coloque-a num canto apropriado da gaiola.
Vai precisar do seguinte equipamento básico:
- Casas ou tocas para se esconderem
- Túneis, escadas e pontes suspensas para brincar
- Várias zonas para dormir
- Comedouros e bebedouros
- Feno e uma tigela vazia para ser usada como casa de banho
Na loja online da zooplus pode encontrar as gaiolas, brinquedos e acessórios mais indicados para as suas ratazanas domésticas.
Alimentação
A comida certa para ratazanas domésticas
As ratazanas são omnívoros. Portanto, tanto comem alimentos de origem vegetal como animal. O componente principal da sua dieta são os grãos. No entanto, também devem comer fruta e vegetais regularmente. Além disso, pode dar-lhes requeijão, larva-da-farinha ou ovos cozidos duros.
Ofereça diferentes snacks e guloseimas. Porque no que diz respeito à comida, as ratazanas são individualistas declarados. Ou seja, o que uma ratazana gosta, a outra pode detestar de todo.
Além disso, certifique-se de que o seu grupo de ratazanas tem sempre água fresca disponível. Para tal, o melhor é usar bebedouros. Algumas ratazanas também bebem a partir de uma tigela.
Pode encontrar diferentes tipos de comida para ratazanas na loja online da zooplus.
Saúde
Problemas de saúde das ratazanas
Infelizmente, a esperança de vida das ratazanas domésticas não é especialmente elevada. Isto é, vivem, no máximo, entre dois a três anos. Se tem filhos, convém que os vá preparando cuidadosamente para o facto de os seus queridos animais de estimação não irão viver muito.
Algumas doenças surgem tão cedo quanto o primeiro ano e meio de vida. Os tumores mamárias e as doenças respiratórias são especialmente comuns nos ratos.
Além disso, as ratazanas tendem a esconder a dor. Esta é uma herança da sua época enquanto animais selvagens. Ou seja, quando uma ratazana doente se tornava rapidamente numa vítima da sua presa. Se a sua ratazana doméstica lhe parece doente, leve-a ao veterinário o quanto antes.
Alguns sintomas podem ser sinais de doença:
- Falta de apetite
- Perda de peso
- Cansaço, perda de energia
- Alterações no pelo (altos, zonas sem pelo)
- Aderências nas fezes
Importante: Encontre um veterinário a tempo! Nem todos os veterinários estão familiarizados com ratazanas do mesmo modo que estã com gatos e cães. Portanto, assegure-se que encontra atempadamente um bom veterinário para os seus queridos roedores.
Compra
Comprar ratazanas
Está fascinado por estes pequenos roedores e gostaria de partilhar a sua casa com um pequeno grupo de ratazanas domésticas? Então, esteja atento ao abrigo para animais da sua área de residência. Ratazanas bebés acabam muitas vezes nestes sítios.
As ratazanas para adotar surgem muitas vezes em classificados nos jornais ou na internet. Mas a verdade é que quem vende os animais através destas plataformas só está interessado, regra geral, fazer dinheiro fácil. De facto, terem os animais nas melhores condições para a espécie ou oferecerem-lhes os cuidados de saúde adequados é, muitas vezes, secundário. Portanto: mantenha-se longe destas pessoas!
Conclusão
Ter ratazanas domésticas é relativamente exigente. Então, para serem felizes, precisam da companhia de outros animais da mesma espécie e de muita variedade. Portanto, se pretende ter ratazanas como animais domésticos, deve dispor de tempo suficiente para ter os animais ocupados.
Também os problemas de saúde pode ser um desafio. À medida que os animais envelhecem, é normal irem mais vezes ao veterinário. Sugerimos ir fazendo um pequeno pé de meia para quaisquer despesas com tratamentos.
No entanto, se decidir embarcar nesta aventura, será recompensado com companheiros de casa extremamente amáveis. Uma coisa é certa: não haverão momentos aborrecidos com um grupo de ratazanas domésticas!
Fontes: