Cuidados com coelhos anões

coelhos_anões_1

Cuidados com coelhos anões: pelagem

Os coelhos anões são perfeitamente capazes de cuidar do seu próprio pelo usando a língua. No entanto, na altura da mudança do pelo, um processo que dura várias semanas, os donos devem ajudar os seus orelhudos. Assim, escove o seu coelho regularmente nesta fase. Por um lado, a escovagem funciona como uma massagem relaxante, por outro lado elimina os pelos mortos. Para coelhos com pelo de tamanho médio use uma escova de cerdas naturais ou uma luva com saliências de borracha.

Cuidados com coelhos anões de pelo comprido

Coelhos com pelo comprido, por exemplo os angorá ou teddy, precisam de mais atenção. A falta de cuidados pode fazer com que o pelo fique embaraçado e que surjam doenças de pele ou que se instalem parasitas. Para pentear estes coelhos escolha uma escova com cerdas de arame. Por fim, se o coelho produz muito pelo, é aconselhável fazer-lhe uma tosquia.

Coelho anão branco com orelhas em péna relva. Os cuidados com coelhos anões pode incluir cortar as unhas © Grigorita Ko / stock.adobe.com

Cuidados com coelhos anões: unhas

As unhas dos coelhos anões crescem constantemente. Esta característica não é um problema para os coelhos selvagens, já que as unhas desgastam-se naturalmente quando os orelhudos escavam a terra. No entanto, os coelhos domésticos não conseguem desgastar as unhas, visto que andam sempre em superfícies mais suaves. Assim, os donos devem tomar medidas para permitir aos coelhos tratar naturalmente das suas unhas, caso contrário as unhas, que crescem em forma de meia-lua, vão magoar as suas patinhas.

Uma possibilidade é colocar pedras de argila por baixo da palha ou feno no chão da gaiola. Se isso não for suficiente, corte as unhas dos seus coelhos com uma tesoura ou corta-unhas para roedores. Abaixo explicamos como proceder para cortar as unhas dos seus coelhos. No entanto se não se sentir à vontade, fale com o seu veterinário.

Como cortar as unhas ao seu coelho:

  • Leve o seu coelho para um local bem iluminado.
  • Segure uma pata entre o dedo indicador e o polegar.
  • Faça o corte sempre antes das terminações nervosas e vasos sanguíneos. Se o seu coelho tem unhas brancas é fácil identificar a zona a cortar. Se ele tiver unhas mais escuras, coloque uma lanterna em baixo das unhas. Dessa forma consegue ver claramente o limite onde deve cortar.
  • O corte deve ser paralelo ao chão.
  • Se o seu coelho tem muito pelo nas patas, a unha, depois de cortada, deve estar praticamente coberta com pelo.
Coelho anão preto na relva © DoraZett / stock.adobe.com

Cuidados com os dentes e boca

Quem tem coelhos anões como animais de estimação deve controlar o crescimento dos seus dentes. Tal como as unhas, também os dentes dos coelhos crescem continuamente. Regra geral, os coelhos ficam muito tempo a mastigar os alimentos e, por isso, os dentes sofrem um desgaste natural. No entanto, se os coelhos não tiverem uma dieta adequada os dentes crescem sem parar. Assim, dê sempre alimentos crus e ricos em fibras, por exemplo, feno e forragem verde, ao seus coelhos. No caso dos seus coelhos ficarem com os dentes muito grandes tem de os levar ao veterinário para os encurtar.

Na loja para roedores zooplus encontra tudo o que precisa para os seus coelhos, como gaiolas, fenos e palhas ou comida.

Os nossos artigos mais relevantes
4 min

Vacinação dos coelhos

É verdade, tal como os cães e os gatos também os coelhos têm que ser vacinados! Contra que doenças e com que frequência? E quais os efeitos secundários das vacinas?