Determinar a idade dos coelhos
© Pixel-Shot / stock.adobe.com
Os coelhos têm-se vindo a tornar cada vez mais populares como animais de estimação. Ainda assim, não é fácil estimar a idade destes patudos a partir de características externas. Afinal de contas, será possível determinar a idade dos coelhos?
Sumário
Determinar a idade dos coelhos: até que idade um coelho é considerado jovem?
Independentemente da raça, os coelhos nascem cegos e sem pelo. É nos primeiros meses de vida que ganham a capacidade de ver e que o pelo começa a nascer.
Segundo os especialistas, os coelhos são considerados jovens durante o primeiro ano de vida. Depois disso, entram na idade adulta e estão preparados para ter descendentes.
E com que idade é considerado sénior?
Os coelhos domésticos mostram os primeiros sinais de envelhecimento aos cinco, seis anos. Tal como os humanos e os cães, não precisam de comer tanto e o seu pelo torna-se grisalho. Além disso, nesta fase estão mais vulneráveis a doenças e podem gradualmente ficar cegos.
Os coelhos selvagens não vivem mais do que um a dois anos. Por outro lado, a esperança de vida de um coelho em cativeiro vai até aos 14 anos.
Embora a idade dependa de diversos fatores e da raça do animal, os coelhos domésticos vivem em média entre nove a dez anos.
É possível determinar a idade dos coelhos?
Nem os especialistas conseguem determinar com exatidão o dia ou o mês de nascimento dos coelhos. Descobrir o ano em que nasceram nem sempre é fácil! Isto acontece porque alguns coelhos apresentam sinais de envelhecimento mais depressa do que outros.
Os jovens animais reconhecem-se facilmente pelo tamanho reduzido e através do pelo farto e brilhante. Pelo contrário, só é possível delimitar a idade de coelhos adultos a partir de determinados indicadores de envelhecimento.
Sensivelmente a partir dos seis anos podemos observar nos coelhos os seguintes indicadores de idade:
- Gradualmente, o pelo torna-se mais grisalho e duro.
- O animal come menos e perde peso.
- Mexe-se menos e dorme bastante.
- A pele e os músculos parecem mais flácidos.
- Se o animal tem a vista nublada ou ficou cego, assusta-se mais frequentemente.
- Evita saltar.
Como apoiar os coelhos mais velhos?
O auge da forma física dos coelhos seniores já passou, pelo que têm necessidades especiais. Para que o seu patudo viva esta fase da vida em pleno, tenha em atenção os seguintes aspetos:
Prevenir é o melhor remédio
O risco de doença e de lesões aumenta na velhice. Deste modo, as idas regulares ao veterinário são fundamentais, idealmente duas vezes por ano. Se achar necessário fortalecer o sistema imunitário do seu coelhinho, o médico pode administrar vitamina B12.
Cuidados adequados
Cuidar adequadamente de um coelho sénior implica remover os obstáculos da gaiola. Se possível, conceba a gaiola ao nível do solo e ofereça um refúgio ao animal. Em geral, a gaiola deve situar-se numa zona calma. Assim, evitam-se situações de stress e perturbações relacionadas.
Ruídos, vento e luz solar intensa são tabu em qualquer idade. Ar fresco e exercício físico suficiente num recinto exterior são, porém, obrigatórios nos meses mais amenos.
Alimentação equilibrada
A alimentação também tem um papel bastante importante na terceira idade. Animais com excesso de peso estão mais predispostos a sofrer de doenças cardíacas ou do sistema musculoesquelético.
Ofereça ao seu coelhinho sénior alimentos frescos em boa quantidade. Água fresca deve estar sempre disponível. Se o animal pesar pouco, experimente dar-lhe tubérculos ou ervas aromáticas.