Piolhos nos porquinhos-da-índia This article is verified by a vet

dois porquinhos-da-índia a serem examinados pelo veterinário

Se suspeitar de uma praga de piolhos, deve levar o seu porquinho-da-índia a um veterinário.

O seu porquinho-da-índia coça-se mais do que o habitual e está agitado? Pode ser um sinal de infestação de piolhos. Leia este artigo e fique a saber tudo sobre estes parasitas e o que significam os piolhos nos porquinhos-da-índia.

Os piolhos são perigosos para os porquinhos-da-índia?

Os piolhos transmitem-se de um porquinho-da-índia para outro. Portanto, se um dos porquinhos-da-índia do parque tiver piolhos, é necessário verificar todos os outros animais para a presença destes parasitas e, se necessário, tratá-los.

Porquinhos-da-índia com piolhos têm imensa comichão e coçam-se, podendo até fazer sangue. Se não for tratada, uma infestação de piolhos pode mesmo provocar a morte dos animais.

Sintomas: que sinais apresenta o meu porquinho-da-índia quando tem piolhos?

Quando um porquinho-da-índia fica infetado com piolhos, os primeiros sintomas aparecem depressa. Os seguintes sinais são demonstrativos de uma infestação de piolhos:

  • comichão intensa: o porquinho-da-índia coça-se e roça-se em objetos
  • lesões na pele: cheias de crostas de ferida e sangrentas
  • pele escamosa por detrás das orelhas
  • pelo baço e emaranhado
  • perda de pelo em casos de infestação grave
  • agitação ou apatia
  • perda de peso
  • o porquinho-da-índia isola-se
  • ataques epilépticos
  • choque

Consigo detetar uma infestação de piolhos?

Ao examinar o pelo do seu porquinho-da-índia, podem, por vezes, ver-se a olho nu piolhos ou os seus ovos (lêndeas). Pode também precisar de uma lupa. Normalmente, os piolhos ficam na cabeça, no dorso e em redor do ânus.

Quando devo ir ao veterinário?

Portanto, os piolhos provocam uma comichão angustiante nos porquinhos-da-índia. Além disso, podem rapidamente transmitir-se a outros porquinhos-da-índia e, possivelmente, a outros roedores.

Ao se aperceber de algum dos sintomas típicos, leve o seu porquinho-da-índia ao veterinário logo que possível. O objetivo é que se dê início a um tratamento apropriado depressa.

veterinário procura piolhos em porquinho-da-índia © Zarina Lukash / stock.adobe.com
O diagnóstico costuma ser simples: normalmente o veterinário consegue detetar piolhos a olho nu.

Diagnóstico: como se podem detetar piolhos em porquinhos-da-índia?

O seu veterinário irá fazer um exame clínico geral e uma análise detalhada da pele. Na maioria dos casos, piolhos com um ou dois milímetros são fáceis de encontrar.

Fáceis de detetar sob o microscópio

Então, os piolhos podem ser escovados do pelo do porquinho-da-índia ou removidos com uma tira adesiva transparente (teste de contacto com Tesaband). De seguida, são examinados sob o microscópio para os distinguir de outros parasitas.

Os piolhos são facilmente reconhecíveis pela sua aparência típica. Portanto, contam com uma cabeça ampla e arredondada e com um corpo também largo e oval.

Perante a suspeita de piolhos, o exame mais importante é um tricograma. O seu veterinário irá arrancar alguns pelos do seu porquinho-da-índia. O objetivo é examinar os pelos e as raízes sob o microscópio. Assim, os ovos (lêndeas), que a fêmea fixa na área inferior do pelo, tornam-se visíveis.

Recolha de várias amostras

Tendo em conta que mesmo poucos piolhos podem provocar comichão intensa, o veterinário recolhe várias amostras de diferentes áreas do corpo do animal e, de seguida, examina-as sob o microscópio. Então, se forem detetados piolhos, o diagnóstico é claro.

Tratamento: como se combatem os piolhos nos porquinhos-da-índia?

Estão disponíveis vários tratamentos para os piolhos nos porquinhos-da-índia. Estes devem aliviar a comichão e matar os piolhos. Além disso, pode tomar algumas medidas relativamente ao ambiente dos seus animais.

Quais os medicamentos eficazes contra os piolhos?

Existem diversos antiparasitários para o tratamento dos piolhos em porquinhos-da-índia. Contêm, por exemplo, o ingrediente ativo fipronil.

Então, os antiparasitários são administrados aos porquinhos-da-índia como spray ou em pó. Estes medicamentos são minuciosamente esfregados no pelo ou escovados com uma escova. As gotas (spot-on) são outra alternativa, que deve gotejar na zona do pescoço do seu pequeno roedor. Certifique-se de que o veterinário lhe explica exatamente como as usar. Pois a sobredosagem ou a aplicação incorreta da medicação pode ser nociva para o seu porquinho-da-índia.

Dependendo do medicamento, o veterinário irá aconselhá-lo a aplicar os antiparasitários repetidamente, respeitando determinados intervalos. Esta é a única forma matar todos os piolhos que ainda possam estar em incubação.

Devo rapar o pelo do meu porquinho-da-índia?

Em situações raras, alguns porquinhos-da-índia estão de tal modo infestados com piolhos e lêndeas que é necessário rapar o pelo todo.

O que mais devo ter em conta nesta situação?

Tendo em conta que os piolhos também se podem transmitir a outros porquinhos-da-índia e a coelhos, deve tratar todos os porquinhos-da-índia que tem e trocar totalmente o material que usa para cobrir a superfície do parque.

Além disso, deve tratar o ambiente onde os animais vivem, como parque e zona exterior, mas também as casinhas, zonas de descanso, escovas e pentes, com sprays especiais.

Portanto, limpe e desinfete minuciosamente o parque ou gaiola e tudo em redor para prevenir uma nova infestação de piolhos.

Quanto custa o tratamento dos piolhos nos porquinhos-da-índia?

O valor do exame detalhado à pele e dos exames dependem da clínica veterinária. O mesmo se aplica à medicação e a quaisquer complicações. No entanto, podemos adiantar que as despesas totais podem chegar aos 100 euros.

Prognóstico: quais são as possibilidades de recuperação de uma praga de piolhos nos porquinhos-da-índia?

Com o tratamento adequado de todos os porquinhos-da-índia e a limpeza a fundo do parque, o prognóstico é bom. Então, os piolhos podem, geralmente, ser bem controlados com pó, spray e/ou pipetas (spot-on).

Porém, as lêndeas (os ovos dos parasitas) podem ser um problema, pois aderem firmemente ao pelo e não se conseguem remover com água. Portanto, se necessário, pode ter que repetir o tratamento. Porque, se assim não for, depressa os parasitas se vão espalhar novamente.

Bom saber: Os piolhos não são transmissíveis aos humanos.

Causas: como é que aparecem os piolhos?

Os piolhos transmitem-se entre porquinhos-da-índia. Isto significa que se um animal no parque tiver piolhos, pode infetar os restantes. Portanto, deve examinar todos os outros porquinhos-da-índia e coelhos para a presença de piolhos.

Fora do corpo do animal, os piolhos sobrevivem durante duas semanas, no máximo. Mas é possível os ovos ou as larvas serem introduzidas de um recinto para outro através do feno, por exemplo.

O que são piolhos?

Os piolhos são pequenos ectoparasitas (com cerca de um ou dois milímetros de tamanho) que gostam de colonizar o pescoço, a zona atrás das orelhas, o dorso e o ânus dos porquinhos-da-índia. Aí, as fêmeas põem os ovos (lêndeas) e fixam-os no pelo. Então, as larvas dos piolhos eclodem destes ovos.

Devido à sua capacidade para morder, estes parasitas também são chamados piolhos mordedores. Assim, alimentam-se de secreções de pele e de escamas da pele do porquinho-da-índia.

Os piolhos nos porquinhos-da-índia são muito comuns?

Nos porquinhos-da-índia, verificam-se as espécies Gliricola porcelli, Gyropus ovalis, Trimenopum hispidum. Normalmente, são muito comuns. Os coelhos, pelo contrário, são bem afetados com muito menos frequência.

Os piolhos são mais comuns em animais mantidos no exterior. Além disso, são uma praga que costuma aparecer no outono e no inverno.

Prevenção: como proteger o meu porquinho-da-índia dos piolhos?

O risco de o seu porquinho-da-índia ter piolhos aumenta se os cuidados de higiene e de manutenção no parque ou no cercado exterior e do próprio animal forem negligenciados.

Portanto, deve considerar os seguintes aspetos para prevenir piolhos no seu porquinho-da-índia:

  • Não tenha muitos porquinhos-da-índia num espaço pequeno.
  • Mude a água, o revestimento do parque ou gaiola na totalidade e o feno com regularidade.
  • Remova sempre restos de comida.
  • Limpe regularmente o parque e todos os restantes equipamentos e acessórios.
  • Preste suficiente atenção aos cuidados com o pelo, sobretudo se o seu porquinho-da-índia tiver o pelo comprido. Pois estes animais apanham pragas com mais frequência e gravidade.

Fontes:

  • P. Deplazes, J. Eckert, H. Zahner: Lehrbuch der Parasitologie für die Tiermedizin, Thieme Verlag 2012
  • W. Baumgartner: Klinische Propädeutik der inneren Krankheiten und Hautkrankheiten der Haus- und Heimtiere, Enke 2017
  • W. Beck / N. Pantchev: Praktische Parasitologie bei Heimtieren. Kleinsäuger, Vögel, Reptilien, Bienen, Schlütersche 2012
  • https://www.tiermedizinportal.de

Dr Julia Striegl, Veterinária
autorenbild julia striegl mit hund

I studied veterinary medicine at LMU Munich, where I also finished my PhD in 2012. After that, I was able to gain a lot of experience, for example as a practicing veterinarian and scientific advisor. Particularly important to me is the continuous improvement of animal welfare and farm animal medicine. My greatest concern has always been to act in the best interest of my patients and to provide them with optimal care. In addition to my veterinary knowledge, I am happy to share my experience as a horsewoman and long-time dog owner, as well as a dog sportswoman.


Os nossos artigos mais relevantes
4 min

Vacinação dos coelhos

É verdade, tal como os cães e os gatos também os coelhos têm que ser vacinados! Contra que doenças e com que frequência? E quais os efeitos secundários das vacinas?