Padrões e cores do pelo dos gatos
© Lubo Ivanko / stock.adobe.com
Existe uma enorme variedade de padrões e cores do pelo dos gatos. Assim, é natural que além de cores como o preto ou o castanho alguns gatos tenham pelo lilás ou fulvo e padrões como malhado ou tartaruga. Mas como surgem as cores e padrões no pelo dos gatos? Para saber mais sobre este fascinante tema leia este artigo!
Sumário
- Formação das cores do pelo dos gatos
- Cores base do pelo dos gatos
- Variações das cores do pelo dos gatos
- Padrões e manchas do pelo dos gatos
- Outras cores e padrões do pelo dos gatos
- Transmissão genética das cores do pelo dos gatos
- Cores do pelo dos gatos: cores raras
- Conclusão: gatos com cores para todos os gostos!
Formação das cores do pelo dos gatos
A cor do pelo dos gatos é determinada geneticamente, de acordo com a quantidade, formato e tipo de melanina transmitidos pelos pais. Além disso, embora os gatos possam ter pelo de inúmeras cores, existem apenas dois tipos básicos de melanina:
- Eumelanina: pigmento escuro que produz cores do preto ao castanho
- Feomelanina: pigmento claro que produz cores do vermelho ao amarelo
Assim, geneticamente os gatos têm o pelo preto ou vermelho. Todas as outras cores resultam da ausência total ou parcial dos pigmentos, pela sua combinação, alteração ou envolvimento de outros genes.
As cores do pelo dos gatos e os seus padrões desempenham um papel importante na criação e desenvolvimento das raças de gatos, visto que as cores do pelo estão diretamente associadas a algumas raças. Por exemplo, o gato Bombaim é sempre preto, enquanto o Khao Manee é sempre branco. Já noutras raças, várias cores são permitidas.
Cores base do pelo dos gatos
Principais cores do pelo dos gatos
Embora os gatos selvagens geralmente tenham os dois tipos de melanina, os gatos de raça que vivem em nossas casas costumam ter apenas um tipo deste pigmento. As principais cores base dos gatos domésticos são:
- Preto
- Vermelho
- Branco
A formação das cores do pelo dos gatos é determinado por fatores genéticos, que fazem com que se forme a eumelanina ou feomleanina. No entanto, como a eumelanina tem uma estrutura muito flexível um gato com este tipo de melanina pode facilmente apresentar pelo de tonalidades castanhas. Por fim, as gatas podem apresentar as duas cores, com todas as suas possíveis tonalidades. Esta característica é também determinada geneticamente, como vamos explicar abaixo.
Os gatos brancos são um caso especial, visto que o branco resulta da ausência de produção de pigmentação. Estes gatos podem apresentam problemas de saúde diversos devido às características genéticas que determinam o pelo branco.
Variações das cores do pelo dos gatos
Formação das variedades das cores do pelo dos gatos
Além das cores base, em que a pigmentação é bastante pronunciada, os gatos podem apresentar uma vasta gama de tons e variações. Este fenómeno deve-se à presença do chamado gene da diluição, que cria cores mais suaves.
Variações das cores principais
- Azul: uma variação do preto. Neste caso o pelo gato é de um tom azul acinzentado.
- Cor de chocolate: como seria de esperar, o pelo desta cor é de um castanho que faz lembrar chocolate. Esta tonalidade resulta da diluição da cor preta.
- Lilás: resulta de uma diluição da cor de chocolate. O pelo destes gatos é creme com tonalidades lilás.
- Bege: uma variação do pelo vermelho. Nestes gatos o vermelho fica diluído e o gato tem o pelo bege claro.
- Cor de damasco: resulta da diluição do bege. A cor do pelo é muito clara e apresenta um intenso brilho bege.
- Cor de canela: pelo de tons quentes do vermelho cobre ao castanho avermelhado.
- Fwan: uma variação da cor de canela. Neste caso, o pelo é bege fosco e delicado.
Padrões e manchas do pelo dos gatos
Padrões formados pela cor do pelo dos gatos
O padrão do pelo dos gatos também é determinado geneticamente. Assim, um gato pode ser tigrado, malhado ou de uma cor, de acordo com os genes que tem serem recessivos ou dominantes. O gene responsável pelo padrão do pelo é o chamado gene Agouti. Os gatos que não são de cor sólida podem apresentar vários tipos de padrões no pelo:
- Classic: o pelo apresenta listas largas e desorganizadas ao longo do corpo. Por vezes, as listas fundem-se umas nas outras criando manchas de variados tamanhos.
- Mackerel (tigrado): pelo com listas finas e bem demarcadas umas das outas. Este padrão faz lembrar o padrão de pelo dos tigres.
- Spotted (manchado): o pelo apresenta manchas escuras em todo o corpo.
- Ticked: o pelo parece ter uma cor uniforme, no entanto, cada pelo tem mais do que uma cor ou tonalidade.
O que são gatos tabby?
Os gatos tabby, ou gatos malhados são aqueles gatos cujo pelo não é de uma cor ou de uma cor com branco. Nestes casos, os pelos têm uma cor clara de base, mas apresentam também faixas escuras. Nestes gatos, a pigmentação do pelo não se manifesta em algumas áreas. Além disso, estes gatos costumam ter marcas em forma de M na testa, assim como o pelo mais claro em volta dos olhos, como se estivessem a usar óculos.
Nestes gatos o gene agouti também desempenha um papel determinante.
Cores do pelo dos gatos: o gene agouti
Gatos com gene agouti recessivo, ou seja, com o gene que não se manifesta, são gatos de uma única cor ou de uma cor e branco. Alguns gatinhos com o gene agouti recessivo podem nascer com padrões no pelo, mas estes desaparecem à medida que o gato cresce.
A exceção são os gatos de pelo em tons de vermelho, por exemplo, os gatos beges. Estes podem ter padrões mesmo que tenham o gene agouti recessivo.
Outras cores e padrões do pelo dos gatos
Cores do pelo dos gatos: combinações de cores
Como provavelmente já sabe, os gatos têm uma gigantesca variedade de cores e padrões no pelo. Assim, existem outras combinações além das já mencionadas:
- Manchas: O pelo do gato tem manchas de duas cores. Se as duas cores estiverem espalhadas de forma relativamente uniforme pelo corpo, o gato será bicolor. Caso o gato tenha apenas pequenas manchas brancas em zonas específicas do corpo, por exemplo nas patinhas, são os chamados gatos de uma cor com branco.
- Tortie: o pelo apresenta áreas vermelhas e pretas, embora possam apresentar diferentes tonalidades do caramelo, damasco ou azul. Os criadores designam este tipo de pelo como “tortie”, uma palavra em inglês que deriva da expressão tortoise shell, que significa carapaça de tartaruga em português.
- Tricolor: estes gatos têm áreas do corpo com pelo preto, vermelha e branco. Esses gatos são também conhecidos como gatos da sorte.
- Point: estes gatos têm o pelo é claro na maior parte do corpo, mas na face, cauda e/ou pernas têm o pelo escuro. É o típico pelo dos gatos siameses.
- Chinchila: pelo branco com manchas coloridas nas extremidades do corpo.
Transmissão genética das cores do pelo dos gatos
O gene responsável pela formação das cores do pelo está no cromossoma X. Este cromossoma também tem a importante função de determinar o sexo do animal, sendo por isso um dos cromossomas sexuais. As fêmeas têm dois cromossomas X, um herdado da mãe e outro do pai. Assim, as fêmeas podem ter informação genética para a formação de duas cores, o preto e o vermelho, cada uma com as suas respetivas variações. Deste modo, as gatas podem ter o pelo com duas ou três cores, ou seja, os gatos tricolores ou gatos da sorte são na sua grande maioria fêmeas.
Por que motivo os machos não costumam ter pelo com duas cores?
Os gatos machos possuem apenas um cromossoma X, visto que o cromossoma sexual complementar é o Y. No entanto, o cromossoma Y não contém qualquer informação sobre a cor do pelo. Assim, a cor do pelo dos gatos é determinada apenas pela informação constante no cromossoma X que herdam da mãe. Como consequência, os machos costumam ter apenas uma cor, com as suas possíveis tonalidades. Gatos machos com duas ou três cores são extremamente raros, já que isto só é possível quando ocorre uma mutação genética incomum que também faz com que o gato seja infértil
O gene que determina o aparecimento de padrões no pelo dos gatos não está nos cromossomas sexuais. Assim, quer os machos, quer as fêmeas podem ter manchas, listas, etc.
Cores do pelo dos gatos: cores raras
Não existe uma lista oficial com o nome das cores do pelo dos gatos. Assim, alguns criadores são especialmente criativos no que se refere à descrição do pelo dos seus gatos. No entanto, certo é que poucos gatos apresentam as seguintes cores combinações de cores:
- Âmbar: esta designação refere-se aos gatos cor de canela com ponta da cauda preta, sendo que os gatinhos nascem com o pelo totalmente preto. Apenas os gatos da raça Floresta Norueguesa apresentam esta combinação de cores..
- Âmbar Claro: esta designação é semelhante à anterior, mas com uma tonalidade mais clara, ou seja, os gatos âmbar claro têm o pelo muito claro em tons de dor de damasco ou de canela. Esta cor é também exclusiva dos gatos da raça Bosque da Noruega.
- Mel: a cor de mel é uma tonalidade mais clara do pelo fulva ou fawn.
Conclusão: gatos com cores para todos os gostos!
Entre tantas cores e padrões, qual é o gato mais bonito? Esta é uma pergunta sem resposta, visto que cada pessoa tem as suas preferências. Algumas adoram a aparência selvagem dos gatos malhados, outros preferem um pequeno felino com pelo creme ou azul acinzentado. Mas na verdade, para quem tem um gato, o seu pequeno felino é único e, naturalmente, o mais bonito e fofinho que existe!